Por sarah.borborema

Espanha - As meninas do AEM de Lleida, da Espanha, mostraram que o gramado também é lugar de mulher. As jogadoras levaram a melhor em um campeonato de futebol masculino e levantaram o troféu com quatro rodadas de antecedência. A Liga de Segunda é um torneio infantil catalão, disputado com atletas entre 12 e 14 anos de idade.

Meninas do AEM Lleida vencem torneio masculinoReprodução Internet

O treinador do time, Dani Rodrigo, conta que precisou superar muitas desconfianças para formar um elenco repleto de jogadoras. Ele explica que a iniciativa foi para manter as meninas competindo, mesmo que contra meninos: "Diziam que estávamos loucos. E os pais se queixavam porque sempre perdiam".

O time precisou percorrer um longo caminho para levantar o troféu. Há três anos, as jogadoras sofriam com duras derrotas. Na temporada seguinte, o time garantiu o terceiro lugar na liga masculina. E agora fizeram história vencendo os meninos do Pardinyes B, por 2 a 1.

"Elas jogam porque gostam, e ganham. A força física pode constituir uma limitação mas, na hora de competir, mostram outras virtudes como a técnica apurada. Elas não têm noção de que estão quebrando tabus. Provaram que podem ganhar de rapazes. Disse a elas no campo, quando celebrávamos, que as próximas gerações de meninas se vão focar nelas como exemplo de que são capazes", disse o treinador.

Você pode gostar