País de Gales - Daniel Alves, Alex Sandro, Casemiro e Marcelo dão a pitada brasileira ao duelo ítalo-espanhol entre Juventus e Real Madrid, neste sábado, às 15h45, no Millennium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. Mas dois ex-jogadores, reverenciados e campeões nos dois clubes europeus, metem a colher nesta final de Liga dos Campeões: o ex-zagueiro Julio César, que conquistou a Copa da Uefa de 1993 pela Velha Senhora, e o ex-atacante Evaristo de Macedo, que faturou três campeonatos espanhóis pelos merengues (1963, 1964 e 1965).
Eles têm a receita ideal para que seus compatriotas apimentem ainda mais a disputa pela ‘Orelhuda’, prato principal a ser servido ao campeão continental: ginga à vontade, tempero indispensável para se saborear qualquer conquista — o Real Madrid busca sua 12ª taça, enquanto a Juventus quer a terceira na história.
"É muito bom ver quatro brasileiros como titulares nesta decisão. Isso mostra a qualidade do nosso jogador. O país estará bem representado", avalia Julio César. “O conceito do jogador brasileiro segue em alta mesmo depois dos 7 a 1 na Copa do Mundo. Continuamos em evidência e isso é muito bom”, frisa Evaristo.
Apreciadores do futebol bem jogado, Julio César e Evaristo também degustam o cardápio variado de craques — a decisão reúne jogadores de 19 países. Para Evaristo, a cereja do bolo fica por conta da presença de Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da Champions: 103 gols.
"Ele faz a diferença em um time um pouco acima da média, com jogadores de boa qualidade e que se completam muito bem. Se pararem Cristiano Ronaldo, tem Modric, Benzema, Kroos... A missão da Juventus não será fácil", avisa Evaristo.
CONFIANÇA EM BUFFON
Julio César não vê motivo para indigestão da segura defesa da Juventus, que sofreu apenas três gols na competição e onde se destaca o trio Barzagli-Bonucci-Chiellini. "Cristiano Ronaldo não é espetacular, mas, dentro da área, um grande finalizador. Espetacular é o Messi”, enfatiza, admitindo: “Do meio para a frente, o Real tem um conjunto fantástico."
O ex-zagueiro vai torcer pela invicta Juventus, que luta pela tríplice coroa na temporada. Ele não vê favorito, mas aposta no talento de Buffon. Aos 39 anos, o goleiro busca o primeiro título da Champions. "Será empate no tempo normal e na prorrogação. Nos pênaltis, Buffon vai garantir o título", prevê Julio César, otimista.
Evaristo é mais enfático. "O Madrid é favorito. Tem mais posse de bola e joga mais para a frente, embora a Juventus seja um adversário perigoso, que conta com Daniel Alves em grande fase. Será um duelo de poucos gols, mas vai dar Real", garante, propondo um brinde ao novo campeão.