Bolívia - O presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Marco Peredo, denunciou nesta quinta-feira que partidas das diversas categorias do futebol nacional estão sendo manipuladas com a compra de árbitros.
Citado pelo jornal 'Los Tiempos', Peredo disse que o ex-dirigente do futebol amador Pablo Salomón 'manipula as arbitragens na Primeira B, Primeira A, no Nacional B (Copa Simón Bolívar) e na Liga (Profissional)'.
O presidente da FBF concedeu uma entrevista coletiva em Santa Cruz, onde apresentou gravações dos testemunhos de quatro árbitros que admitiram que foram induzidos a manipular partidas.
Os juízes citados pretendiam participar da entrevista coletiva, segundo Peredo, mas desistiram no último momento. "Deveriam estar aqui. Não sei o que ocorreu, telefonei para eles e não responderam".
A FBF aprovou recentemente novos estatutos que contemplam a unificação do futebol boliviano, que até o momento tem três dirigentes: da Liga Profissional, do futebol amador e da seleção boliviana.