Por bferreira

Espanha - O Barcelona pode ser excluído do Campeonato Espanhol. Após o plebiscito onde o 'sim' pela separação da Catalunha da Espanha venceu, tudo pode mudar numa das principais competições do Velho Continente, já que o time pertenceria a um oytro país e não mais à Espanha.

Já setembro, a associação espanhola de futebol fez um alerta ao Barcelona se a Catalunha continuar com seu processo de independência. O presidente de La Liga, Javier Tebas, disse que os clubes catalães não terão permissão para jogar o campeonato nacional se a região no nordeste da Espanha romper unilateralmente com o resto do país.

Barcelona pode ser excluído do EspanholDivulgação / Barcelona

Tebas disse que um acordo para manter o Barcelona no Campeonato Espanhol não seria tão simples quanto a maioria das pessoas podem pensar, e o clube ficaria preso em uma liga catalã que "não seria muito melhor do que a liga holandesa ou algo equivalente".

Um crítico do movimento da independência da Catalunha, Tebas declarou que o Barcelona não ganhará tanto com os direitos de transmissão pela TV estando distante da liga espanhola e "certamente não permanecerá como um dos melhores clubes da Europa".

O Barcelona poderia não ser tão afetado se a independência acontecesse através de um acordo com o governo espanhol, mas a situação se tornaria mais complicada se o rompimento surgir no atual cenário de conflito. 

A lei espanhola permite apenas que equipes do país joguem na liga, mais os da pequena nação montanhosa de Andorra, que fica entre a Catalunha e a França. Isso significa que o Barcelona teria que ganhar o apoio do governo espanhol e que o parlamento precisaria aprovar uma nova legislação que desse às equipes catalãs uma exceção como ocorre com os de Andorra. "Este é um problema que os clubes catalães terão que lidar. A liga, para o bem ou para o mal, vai passar por isso", disse Tebas. 

O Espanyol e recém-promovido Girona são os outros dois clubes catalães que estão jogando atualmente na primeira divisão da Espanha.

Você pode gostar