Por bferreira

Argentina - Com a pífia campanha da seleção da Argentina nas Eliminatórias Sul-Americanas e a iminente desclassificação para Copa do Mundo da Rússia no ano que vem, alguns setores da imprensa no país estão afirmando seria seria impossível a realização de um Mundial sem a presença da Argentina, que é a atual vice campeã mundial.

Messi não conseguiu levar Argentina à vitória contra o PeruAFP

Seria possível uma 'virada de mesa' para colocar a Argentina na Copa do Mundo? Vivendo uma crise de corrupção que culminou na saída do então presidente Joseph Blatter, a FIFA dificilmente aceitaria esse tipo de posição sem uma justificativa plausível.

No entanto, isso não seria um fato isolado no futebol mundial. Em 1992, a Dinamarca foi convidada para disputar a fase final da Eurocopa, já que a Iugoslávia havia sido desclassificada por causa da guerra civil que assolava o país. Os dinamarqueses não só disputaram a competição como faturaram no título europeu daquele ano.

Para que situação semelhante aconteça, seria preciso que uma seleção classificada para Copa passasse por algum tipo de problema grave, o que obrigaria a FIFA a promover uma substituição. Mesmo assim, ninguém garante que a equipe sul-americana seria a escolhida, já que as Eliminatórias são divididas por continentes.

Você pode gostar