Ronaldinho - Reprodução Twitter
RonaldinhoReprodução Twitter
Por O Dia

Rio - Nascido em 21 de março de 1980, Ronaldinho Gaúcho está completando 38 anos nesta quarta-feira. O ex-jogador de futebol tem uma vasta história. Revelado pelo Grêmio, Ronaldinho foi para a Europa para o Paris Saint-Germain, mas só depois, no Barcelona, viveu seu melhor momento.

Após passagem pelo Milan, voltou ao Brasil para jogar no Flamengo, onde foi protagonista da histórica vitória do Rubro-Negro por 5 a 4 sobre o Santos. Depois foi para o Atlético-MG, clube em que ganhou a Libertadores. Passou também pelo Querétaro, do México, e encerrou sua carreira no Fluminense.

Ronaldinho Gaúcho ainda venceu o prêmio de melhor jogador do mundo duas vezes, em 2004 e 2005, época em que atuou no Barcelona.

Pela seleção brasileira, jogou a Copa do Mundo de 2002 e 2006. Apesar de não ter disputado a de 2010, foi convocado para amistosos após a competição, pelo técnico Mano Menezes, mas sem boas atuações.

No dia 17 de janeiro deste ano, anunciou sua aposentadoria através de uma publicação no Instagram na qual falou sobre gratidão e sobre ter realizado um sonho.

Relembre etapas marcantes da trajetória de Ronaldinho Gaúcho

Grêmio - Clube em que foi revelado. De 1998 a 2001 integrou o time profissional. Em 1999, conquistou o Campeonato Gaúcho e a Copa Sul. Neste mesmo ano, protagonizou o Grenal contra o ex-técnico da seleção brasileira Dunga. Confira abaixo.

Paris Saint-Germain - Foi o início da Europa. Atuou entre 2001 e 2003. No Instagram, o PSG publicou um vídeo parabenizando o ex-craque e promoveu lances de "Neymar feat. Ronaldinho".

Barcelona - O auge: Ronaldinho no Barcelona. O "Bruxo", apelido recebido em seus anos pelo clube catalão por suas magias em campo, vivia seu melhor momento no futebol. O craque brasileiro encantou o mundo com jogadas incríveis e plásticas se tornando o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005. Ronaldinho conseguiu feitos como ser aplaudido de pé pela torcida do maior rival, o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu. No clube onde hoje Messi é o protagonista, R10 é considerado uma lenda viva. Confira a homenagem que o Barcelona fez ao astro.

Flamengo - Foi quando voltou para o Brasil. Ficou entre 2011 e 2012 no clube carioca e foi um dos integrantes do "Bonde do Mengão sem freio", que caiu nas graças da torcida durante o Campeonato Carioca de 2011, o qual o Flamengo foi campeão tendo ganhado ambos os turnos.

Em 27 de julho do mesmo ano, contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, o Bruxo protagonizou um jogo memorável. Em seu duelo com Neymar, quem se saiu melhor foi Ronaldinho. Em apenas 25 minutos de partida, o clube paulista havia aberto 3 a 0. O terceiro gol foi marcado por Neymar, que ainda lhe rendeu o Puskás.

Mas o Flamengo virou. Ronaldinho fez uma partida espetacular e bateu uma falta por debaixo da barreira que terminou em gol. O lance foi repetido e lembrado inúmeras vezes. Confira abaixo o duelo entre as gerações: Ronaldinho contra Neymar.

Atlético-MG - Após uma saída conturbada do Flamengo, calou muitos críticos com suas atuações pelo Galo. Ronaldinho não estava bem no clube carioca e para muitos era visto como ex-jogador em atividade. Mas ele surpreendeu. Chegou ao time mineiro em 2012 e em 2013 viveu seu melhor momento nele. Além do Estadual, ganhou a Libertadores de forma que encantou a América. Em 2014, ano de sua saída, ainda ganhou a Recopa. Confira lances do craque pelo Galo.

Fluminense - Após uma passagem no futebol mexicano jogando pelo Querétaro, Ronaldinho Gaúcho volta ao Rio de Janeiro, desta vez para o Fluminense. O Vasco apareceu como principal destino do craque após o presidente Eurico Miranda declarar que, se voltasse para o Brasil, Ronaldinho estava 90% fechado com o Gigante da Colina. O Tricolor correu por fora, agilizou o processo de negociação e anunciou em suas redes sociais, com direito a provocação ao rival, a contratação do Bruxo. A curta passagem pelo Fluminense foi a última de Ronaldinho Gaúcho no futebol. O craque anunciaria sua aposentadoria após ficar dois anos sem assinar com nenhum clube.

Seleção brasileira - Olha o que ele fez! Ronaldinho, aos 19 anos, estreou pela seleção brasileira fazendo mágica. O craque, em um jogo contra a Letônia, em junho de 1999, pela Copa América, marcou na goleada do Brasil com um lindo gol que ficou eternizado pela narração de Galvão Bueno.

Dia 21 de junho de 2002, em Shizuoka, no Japão. O Brasil vence a Inglaterra por 2 a 1, de virada, e avança à semifinal da Copa do Mundo do Penta. Ronaldinho Gaúcho foi o nome daquela partida. Além de ter feito linda jogada que originou o gol de Rivaldo nos acréscimos do primeiro tempo e ser expulso no segundo tempo. O craque marcou a memória de todos os brasileiros por um gol, que ele mesmo jura ter sido com intenção, de falta encobrindo o goleiro inglês.

Você pode gostar
Comentários