Árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro foi afastado - Ferj / Divulgação
Árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro foi afastadoFerj / Divulgação
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Rio - O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) anunciou, nesta quarta-feira, a suspensão da punição aplicada pela Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj), ao árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro. Ele havia sido afastado dos gramados preventivamente por sua atuação no clássico entre Botafogo e Vasco do último domingo, pela Taça Rio.

Assim que soube da punição, Leonardo entrou com recurso junto ao TJD-RJ e teve o pedido deferido pelo presidente do tribunal, Marcelo Jucá. O juiz julgou incorreto o afastamento principalmente pela forma como foi definido e passado para o árbitro.

"Informa o requerente que tomou ciência da decisão da sua suspensão através da ata de reunião amplamente divulgada pela imprensa", revelou o TJD-RJ, em comunicado. "Se verdadeiras, as alegações trazidas pelo requerente causam perplexidade e devem ser tratadas com muita cautela."

Marcelo Jucá considerou necessário investigar o processo que definiu a punição antes de permitir que ela seja aplicada. Por isso, suspendeu e liberou Leonardo Garcia Cavaleiro para exercer sua profissão normalmente.

"Impedir o exercício do contraditório e da ampla defesa é algo que deve ser refutado no Estado democrático de direito e, por tal razão, pelo menos em um juízo primário de avaliação, assiste razão o requerente. Portanto, é necessário que se apurem todos os fatos narrados na medida cautelar para ao empós, serem tomadas as medidas necessárias à punição, ou não do requerente", comunicou.

Momento da entrada dura de Rildo em João Paulo - Reprodução

A polêmica

A forma como foi definida a suspensão de Leonardo causou estranheza. Isso porque inicialmente a Ferj entendeu que não havia motivo para puni-lo por valorizar os "88 minutos" em que o clássico foi disputado com normalidade. "Lamentamos a fatalidade ocorrida com o atleta do Botafogo F.R., no entanto, entendemos que a fratura do atleta não seja responsabilidade do árbitro", avaliou, na ocasião.

Somente na última terça, após reunião com a diretoria do Botafogo, a entidade voltou atrás e anunciou o afastamento do árbitro por tempo indeterminado.

Leonardo foi pivô de uma grande polêmica ao mostrar apenas cartão amarelo ao atacante vascaíno Rildo pela entrada dura, com a sola da chuteira, na canela de João Paulo. Como resultado da jogada, o meio-campista do Botafogo teve a tíbia e a fíbula fraturadas e precisou passar por cirurgia.

Você pode gostar