Tite confia na plena recuperação de Neymar: 'Vamos ser muito mais fortes com ele bem. Ele é top 3' - Marcio Mercante
Tite confia na plena recuperação de Neymar: 'Vamos ser muito mais fortes com ele bem. Ele é top 3'Marcio Mercante
Por HUGO PERRUSO

Rio - Versatilidade, comportamento e regularidade. Esses foram os principais detalhes que Tite utilizou para finalizar a lista de 23 convocados da Seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2018. Sabedor de que nem todos os nomes podem agradar, como o de Taison, Fágner, Fred e Cássio, o treinador também admitiu que foi difícil fazer algumas escolhas, como deixar Rafinha fora ou o lateral-esquerdo Alexsandro, da Juventus.

Com apenas alguns nomes para definir, o treinador admitiu que só fechou a lista meia hora antes da divulgação, pois dependia da situação médica de um dos jogadores. Tite também lamentou a ausência de Daniel Alves, confirmou que Danilo sai na frente na disputa com Fágner na lateral direita. E também avisou que Gabriel Jesus é o titular do ataque, apesar da grande fase de Firmino no Liverpool.

As dúvidas neste início de preparação passam pela zaga, com Thiago Silva e Marquinhos disputando uma vaga, e o meio de campo, já que Tite ainda pensa se aproveitará Philippe Coutinho mais centralizado ou pelo lado.

Se os 23 jogadores não chegaram a surpreender ninguém, a lista de mais 12 jogadores que podem ser convocados em caso de lesão pode surpreender. Tite manterá os nomes em sigilo, mas avisou que há surpresas e revelou uma: Dedé, do Cruzeiro. O zagueiro nunca foi chamado pelo treinador, sofreu nos últimos dois anos com problemas físicos e pouco jogou, mas voltou a atuar em alto nível em 2018.

Confira as declarações de Tite:

A Lista

Eu me senti em paz. Ontem, conversando a respeito com o Edu (Gaspar, coordenador de Seleções) , ele me falou uma coisa que bateu forte: tudo que poderíamos fazer em cima de acompanhamentos, dados e estudos fizemos. Isso nos dá tranquilidade muito grande, mesmo sabendo que opiniões contrárias vão acontecer. E são justas. Minhas escolha está baseada no jeito de jogar, no objetivo, e, por vezes, a escolha é feita por detalhe, pela versatilidade.

Próximos passos

Agora segue o trabalho. É uma nova etapa, é um Mundial, devemos estar na melhor de nossas condições, mas também olhando etapas. Será uma construção passo a passo. Tem que ser pautado por essa forma

Principal característica da equipe

Essas transições, de fazer esses movimentois de forma rápida. É a carcteristica que eu entendo da nossa equipe. Tem essas virtudades, vamos explorar esse potencial, com a bola no chão, triangualação.

Taison

Tem 80 jogos entre Champions League e Europá League. Isso pesa. Fora ter sido campeão de Libertadores . Ele tem versatilidade, pode jogar por dentro ou por fora. Coutinho também pode jogar de central, associado à versatilidade do Taison.

Lista de espera

Na lista dos 35 tem atletas que nunca foram convocados, mas estamos acompanhando. Vou falar só de um: Dedé merece, cara. Todo trabalho que ele realizou para superar todos problemas de joelho que passou, de ficar fora. Ele se faz merecedor de quebrar esse sigilo.

Ausência de centroavante

Não adianta eu ficar me lastimando ausências. Nós preparamos a terceira e quarta opção de homem de frente. O Firmino, mesmo não sendo de choque, é exímio cabeceador. E Gabriel Jesus também é bom de cabeça. Tenho que preparar situações para que eles possam fazer isso.

Disputa na lateral direita

Está em aberto. Os dois jogaram e foram bem. Hoje, a vantagem é do Danilo por estar atuando nos últimos meses muito bem. Fágner agora vai ter período de recuperação e estará em condições normais de disputar a vaga.

Sobre Geromel

Pesaram regularidade no desempenho e alguns aspectos que não são objetivos e que nosso dia a dia, no trabalho, você consegue perceber no atleta. É difícil passar para vocês. O Grêmio vem mantendo um padrão der alto nível em dois anos. E Geromel manteve uma consistência. Isso o credenciou.

Marquinhos na lateral

Ele tem pre requisitos básicos para jogar de zagueiro, volante e lateral. É versátil. Pode ser utilizado na lateral, desde que haja necessidade. Mas inicialmente jogará de zagueiro.

Disputa na zaga

Todos os três são de alto nível, jogaram jogos importantes. Vai ser uma boa dor de cabeça, assim como foi escolher os nomes para a lateral esquerda. Dói deixar o Alexsandro fora.

Se sente injusto

Humanamente vai acontecer. Mas quero externar ideia de futebol e o porquê delas, qual o critério que utilizei. Concordar ou não é do livre arbítrio. Às vezes as decisões são no "feeling", não dos números. As escolhas são de cada um e as minhas vão acontecer com algumas injustiças.

Finalizar a lista

Eu me colocava do lado do atleta, brigando por um espaço. Por isso falava para a comissão técnica para buscar todos os detalhes. Disse: 'vamos assistir aos treinos e aos jogos e depois a gente realiza uma reunião para discutir'. Temos essa possibilidade de conversar e saber que há concorrência, que há respeito. Acordei umas três a quatro vezes durante a noite. O emocional é difícil, às vezes um pequeno detalhe te faz optar por um. Teve a mãe de uma pessoa próxima que perguntou como estava a minha a cabeça, que se eu ouvir cada programa, cada torcedor, vou ter que convocar uns 70 e 80 jogadores. É como eu estava me sentindo.

Corte de Daniel Alves

Dani é uma liderança técnica e como pessoa impressionante, mas isso também nos remeteu a uma preparação de Fágner, Danilo e Rafinha. As oportunidades surgem, batem à porta. Claro que vamos sentir falta, mas tem outro caminho. Eu fui guinado a técnico sendo a terceira opção no Grêmio.

Favoritismo

O Brasil é um dos favoritos. Pelo futebol que tem apresentado e pela consistência da equipe, com transições rápidas.

Disputa no ataque

O Gabriel Jesus inicialmente será titular. Temos que levar em consideração as atuações dele na Seleção. Só que a grande fase do Firmino aumenta muito o nível da disputa.

Você pode gostar