Por

AConmebol sorteou ontem os grupos da Libertadores da América e os oito clubes brasileiros na competição, assim como os demais participantes, ganharam uma motivação a mais para brigar pelo título: o aumento do valor da premiação para o campeão, que será de R$ 47 milhões equivalente aos valores da Copa do Brasil, que dá R$ 50 milhões para o time que erguer a taça.

Além disso, Atlético-MG, Athletico-PR, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo terão um aumento no cachê de participação. Trata-se de uma antiga reivindicação do Brasil, que representa mais de 50% do faturamento da Conmebol com os torneios que organiza, e que foi atendida pela entidade.

Cifras à parte, a maioria dos brasileiros não têm o que reclamar da definição de seus grupos. O Flamengo, único carioca na competição, ficou no D, ao lado de Peñarol-URU, LDU-EQU e Bolivia 2. Já o Internacional caiu no mais forte, com River Plate-ARG, Alianza Lima-PER e G4, que pode ser o São Paulo.

Campeão da Copa Sul-Americana, o Athlético-PR vai encarar o Boca Juniors no Grupo G, que ainda tem Jorge Willsterman-BOL e Tolima-COL. Cabeça de chave no H, o Grêmio terá pela frente Universidad Católica-CHI, Rosario Central-ARG e G3 (Libertad, Bolivia 3, Atletico Nacional, Deportivo La Guaira ou Real Garcilaso).

Outro cabeça de chave, o Palmeiras vai enfrentar San Lorenzo-ARG, Junior Barranuquilla-COL e G2 (Melgar, Universidade Chile, Caracas, Nacional-PAR ou Delfin) no Grupo F. No B, um dos mais fáceis da primeira fase, o Cruzeiro terá de encarar Grupo B Emelec-EQU, Huracan-ARG, Deportivo Lara-VEN.

COPA SUL-AMERICANA

A Conmebol também definiu os confrontos da Copa Sul-Americana e o sorteio não foi muito camarada com as equipes brasileiras. Entre os cariocas, o Botafogo vai enfrentar Defensa y Justicia, vice-líder do Campeonato Argentino e invicto nos 14 jogos que disputou na competição o primeiro jogo será no Nilton Santos.

O Fluminense terá pela frente o chileno Deportivo Antofagasta, quarto no campeonato nacional, e também vai decidir a vaga fora de casa. No confronto mais equilibrado, o Corinthians vai medir forças com o Racing, da Argentina, com a segunda partida em Buenos Aires. Jogos dos demais brasileiros: Chapecoense e Union la Calera-CHI; Santos e River Plate-URU; Bahia e Liverpool-URU.

Você pode gostar
Comentários