Técnico Eduardo Àllax e o auxiliar Ado (frente), durante treinamento antes da quarentena - João Carlos Gomes/Bangu
Técnico Eduardo Àllax e o auxiliar Ado (frente), durante treinamento antes da quarentenaJoão Carlos Gomes/Bangu
Por Danillo Pedrosa

A pandemia novo coronavírus abalou as finanças de milhares de clubes em todo o mundo, e não seria diferente para o Bangu, representante da Zona Oeste na elite do Campeonato Carioca e no Brasileiro, pela Série D. A arrecadação despencou, contratos com atletas chegaram ao fim, e o Alvirrubro precisa, agora, refazer o planejamento para uma temporada cercada de expectativas.

Com suspensão de verbas de patrocinadores e cotas de TV, deixar a casa em ordem se torna um grande desafio. Neste momento, o clube busca alternativas para manter os compromissos em dia.

"Acordamos redução de salários na comissão técnica e realinhamos nossa parte administrativa. Trabalhamos com alternativas para conseguir recursos, dentre elas estudar medidas provisórias do governo para observar onde nos enquadramos e analisar linhas de créditos em bancos para manter o compromisso em dia com os funcionários e evitar demissões", diz Jorge Varela, presidente do conselho diretor do Bangu.

No elenco profissional, nada menos que oito jogadores deixaram o clube durante a pandemia após o fim de contratos, encerrados no dia 30 de abril: Andrey Gradici, Fábio Henrique, Javíer Garcia, Handerson, Jeferson Siqueira, Léo Pimenta, Octávio e Robinho. Já outros dois renovaram: o meia Juan Felipe fica até novembro, e o zagueiro Paulo Vitor, até maio de 2021.

Ainda assim, o elenco tem hoje 39 jogadores, mas o número deve diminuir, já que a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) avaliou que o retorno os treinos deve acontecer com, no máximo, 40 pessoas por equipe, incluindo funcionários e comissão técnica.

"Teremos que fazer um ajuste, porque o protocolo não permite essa quantidade enorme de jogadores", alerta o técnico Eduardo Àllax.

Retorno em segurança

O presidente Jorge Varela assinou, junto com outros 12 clubes da elite do Carioca — apenas Botafogo e Fluminense ficaram de fora — uma nota publicada pela Ferj que solicita o retorno mais breve possível da competição, desde que aliado a medidas de segurança contra o coronavírus:

"O clube é favorável às medidas de prevenção e apoia o protocolo 'Jogo Seguro', com compromisso de seguir diretrizes que preservam a saúde dos atletas, comissão técnica e funcionários".

 

Treinos por videochamada
Bangu inicia treinos coletivos virtuais após retorno de férias
Bangu inicia treinos coletivos virtuais após retorno de fériasDivulgação
Publicidade
O elenco do Bangu retornou de férias na última quinta-feira e já se reuniu para a primeira atividade, mas de um jeito nada convencional. Longe dos gramados, os jogadores trabalharam em conjunto a partir de um aplicativo de videochamadas, sob supervisão de membros da comissão técnica.
Enquanto os treinos forem longe dos gramados, as atividades online serão realizadas todos os dias, com acompanhamento do técnico Eduardo Àllax e seu auxiliar Wagner Duarte, os preparadores físicos Fabrício Abreu e Gustavo Teixeira e outros membros da comissão técnica e do departamento médico.
Publicidade
"Temos um horário diário marcado em que os atletas se encontram comigo e com os membros da comissão para desenvolver o treinamento. Para cada proposta de treinamento foi montado um vídeo demonstrativo de atividades. No momento em que a atividade começa, eu coordeno a minutagem do treino e os membros da comissão auxiliam na correção postural de movimentos", explica Fabrício.
Moça Bonita passa por sanitização
Ação de sanitização preventiva contra o coronavírus no Moça Bonita, em Bangu
Ação de sanitização preventiva contra o coronavírus no Moça Bonita, em BanguDivulgação
Publicidade
As dependências do Estádio Moça Bonita, em Bangu, vão passar por um processo de sanitização preventiva contra a covid-19 durante a pandemia. A higienização começou no dia 2 e será repetida em todos os sábados de maio.
Foi utilizada no processo uma solução de quaternário de amônia de quinta geração, seguindo protocolo de prevenção ao novo coronavírus elaborado pela Ferj e pelos médicos dos clubes da Série A.
Publicidade
A medida faz parte da preparação para a volta aos gramados.
"Não sabemos quando retornaremos às atividades, portanto precisamos estar preparados para cuidar da saúde de todos que movimentam o Bangu", disse o presidente Jorge Varela.
Você pode gostar
Comentários