O norueguês Erling Haaland, de 20 anos, é um dos nomes mais cobiçados da próxima geração de promessas - Getty Images
O norueguês Erling Haaland, de 20 anos, é um dos nomes mais cobiçados da próxima geração de promessasGetty Images
Por O Dia
Dortmund - O amplo domínio do Bayern de Munique na Alemanha não ofusca o brilho de Erling Haaland. Sensação do Borussia Dortmund, o atacante, de 20 anos, é uma das maiores apostas para herdar o trono de melhor do mundo nos próximos anos. No radar de gigantes europeus, o norueguês 'cabe' no orçamento de apenas dez clube do Velho Continente, garantiu o Mino Raiola, empresário da joia.
"Apenas um máximo de dez clubes podem comprar Haaland e oferecer a estrutura que ele gostaria depois de ter estado em Dortmund. E quatro desses clubes estão na Inglaterra", disse Mino Raiola em entrevista à "BBC".
Publicidade
De acordo com o jornal britânico 'Daily Star', o Dortmund está disposto a abrir uma negociação com uma oferta de no mínimo 100 milhões de libras, cerca de R$ 760 milhões, pelo atacante. A partir de junho de 2022, no entanto, uma cláusula no contrato de Haaland que prevê um 'desconto' e a transferência poderia ser sacramentada pelo valor de 68 milhões de libras, R$ 513 milhões, aproximadamente.

Ciente das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes, impactados pela pandemia do novo coronavírus, Raiola crê que o investimento na contratação de Haaland compensará cada euro ou libra gasto. 
"Não acho que haja uma correlação (sobre valores diante da pandemia). Para os talentos extraordinários, sempre há espaço. Não acho que haja um diretor esportivo ou treinador no mundo que diria "não estou interessado". É como dizer: "Há uma equipe de Fórmula 1 que não estaria interessada em ter Lewis Hamilton?", disse Raiola.
Famoso pela gestão de nomes comoPogba, Ibrahimovic e Balotelli, o empresário classifica o norueguês como um dos astros da próxima década no futebol. Com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo caminhando para o fim de carreira, Raiola aproveita o excepcional momento do atacante para realizar uma das maiores transferências da história.

"É óbvio que todo mundo está olhando para Haaland como uma dessas novas estrelas em potencial porque é muito difícil fazer o que ele faz na sua idade e no seu nível. Ele será uma das futuras estrelas da próxima década porque vemos que estrelas como Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo e Messi estão chegando a uma idade em que todos se perguntam: "Por quanto tempo ainda podemos aproveitá-los?". Portanto, todos procuram a nova geração", afirmou.