Tóquio-2020 retoma eventos-teste com medidas sanitárias
Poucas competições devem contar com atletas estrangeiros e espectadores
A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 apresentou nesta segunda-feira (29) as medidas sanitárias que permitirão iniciar, no próximo fim de semana, os primeiros eventos-teste desde o adiamento para 2021, devido à pandemia da covid-19. A Olimpíada acontecerá de 23 de julho a 9 de agosto.
O último evento-teste, um ensaio geral do que serão as competições olímpicas, foi realizado de 6 a 8 de março de 2020, antes que a situação sanitária se deteriorasse com a expansão do coronavírus. Até o início dos Jogos serão 18 competições no programa, começando com o rúgbi em cadeira de rodas, sábado e domingo.
Publicidade
Para garantir o prosseguimento normal da competição, vai-se tentar "limitar os contatos, saudações com as mãos e manter a distância de um metro, se (um afastamento de) dois metros não for possível", afirmou Hidemasa Nakamura, um dos responsáveis pela organização. Gritos de apoio serão proibidos, e as áreas comuns serão ventiladas a cada meia hora.
O comitê organizador de Tóquio-2020 ficará encarregado de 14 eventos-testes e os outros quatro serão de responsabilidade de federações internacionais. Programadas para 9 de maio no Estádio Nacional da capital japonesa, as provas de atletismo serão as únicas, entre as organizadas pelo comitê Tóquio-2020, a receber atletas estrangeiros e espectadores nas arquibancadas.
Publicidade
Em 20 de março, a organização dos Jogos decidiu que não haverá espectadores estrangeiros no evento olímpico. Trata-se de medida inédita na história da competição esportiva mais importante do planeta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.