UefaDivulgação

Por O Dia
Rio - Nesta quinta-feira (24), o Comitê Executivo da UEFA, anunciou para a próxima temporada, o fim do gol fora de casa nas competições de clubes, como a Liga dos Campeões, Liga Europa e a nova Conference League, além de competições masculinas e femininas. A informação é do "GE".
Ao fim das duas partidas, com a somatória igual de gols entre os dois times, haverá uma prorrogação de 15 minutos em dois tempos, e por fim uma decisão de pênaltis, caso seja necessário. No entanto, para a fase de grupos, o gol fora de casa será usado ainda como circunstância adicional.
Publicidade
"A regra do gol fora de casa foi parte intrínseca dos torneios da Uefa desde que foi lançada, em 1965. Porém, a abolição foi debatida em vários encontros nos últimos anos. Apesar de não haver uma unanimidade, muitos técnicos, torcedores e participantes do futebol questionavam a sua justiça. Hoje em dia a vantagem de se jogar em casa não é tão significativa quanto antes". - disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.
Em mata-mata de ida e volta, o gol fora de casa era usado quando havia empate em gols agregados e, o time que marcasse mais gols, era o vencedor para avançar na próxima fase. Desde 1970, a confederação europeia estima que houve uma redução na diferença entre vitórias dentro e fora de casa, de 61%/19%, para 47%/30%. Isso vale para a média de gols feito por mandante e visitante nas competições masculinas. No entanto, para as competições femininas, o número de média de gols é estável desde 2009/10.