Daniel Dias ficou em quarto lugar em sua última prova nos Jogos Paralímpicos, em TóquioAle Cabral/CPB

Chegou ao fim uma das mais bonitas histórias do Brasil nos Jogos Paralimpícos. Maior medalhista paralímpico brasileiro, Daniel Dias competiu pela última vez nesta quarta-feira e chegou em quarto lugar na final dos 50 metros livre da classe S5 (atletas com má-formação congênita ou amputados). Foi a última apresentação do atleta de 33 anos que conquistou 27 medalhas, sendo 14 de ouro, sete de prata e seis de bronze, em quatro edições.
Em Tóquio-2020, Daniel Dias levou três bronzes: nos 100m e 200m livre S5 e no revezamento misto 4x50m livre. "É uma vida dedicada a isso aqui. Acabou, mas eu estou feliz. Só tenho a agradecer a Deus, à família. Cada braçada é para eles", disse Daniel Dias ao SporTV.
Além das Paralimpíadas, Daniel Dias conquistou 40 medalhas em Mundiais (31 de ouro) e 33 em parapanamericanos, todas de ouro. Além de receber três vezes o prêmios Laureus, considerado o Oscar do esporte.
Não à toa, depois de tantas conquistas, a despedida das piscinas não poderia ter tanta emoção, como o brasileiro apresentou a sair da água após sua última prova em Tóquio. Agora, ele pretende se dedicar à família e também ao Instituto Daniel Dias, criado em 2014 para fomentar o esporte paralímpico brasileiro.