Dorival JúniorRafael Ribeiro / CBF
Apesar de o amistoso ter sido marcado para transmitir uma mensagem ao planeta, Dorival prega que seja disputado em clima harmonioso e sem sentimento de vingança. "A emoção não pode extrapolar. Com isso, perdemos a razão. Temos um sentido na vida que é o respeito aos nossos semelhantes, sempre. Não podemos levar isso a campo", pediu Dorival Júnior. "Viemos para um compromisso esportivo. Do outro lado são atletas e companheiros de profissão que se respeitam e farão de tudo para termos um grande espetáculo", seguiu, garantindo que a culpa pelo racismo não vem de dentro de campo.
"São companheiros de trabalho e não têm responsabilidade sobre isso (racismo). Mas é um apelo ao mundo. O mundo precisa ser um pouco mais igual e humano. Isso é um fato natural", apelou o comandante verde e amarelo, ciente que a mensagem tem de se fazer valer a todos.
Sobre o jogo, o técnico garante que o peso do resultado não pode interferir em uma largada de trabalho e, mesmo após ganhar da Inglaterra em Wembley por 1 a 0, sábado, pede calma pois a seleção brasileira sob sua direção dá apenas os primeiros passos
"Acredito sempre no trabalho para que encontremos resultados. Não acredito no imediatismo. Futebol não se queima etapas, ainda estamos em processo inicial, por isso qualquer resultado que aconteça, quer seja vitória, não nos tirará do caminho, uma derrota tampouco", afirmou, evitando euforia desnecessária e, ao mesmo tempo, possíveis cobranças antes da hora.
"São duas equipes que se conhecem, se respeitam, e naturalmente lutarão pelo melhor resultado possível. Mas não quer dizer que teremos problemas agravados para um ou outro lado caso não aconteça um resultado positivo. Temos de ter equilíbrio na profissão, pois o nível de exigência é muito alto. O que conseguirmos realizar, e ficará marcado um dia na seleção, demandará tempo, paciência, trabalho e repetições. Esses itens e fatos nos levarão à excelência, sempre."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.