Atletas do remo trabalham diariamente no resgate de famílias e animais em Porto AlegreReprodução

Porto Alegre - Três atletas da seleção brasileira de remo decidiram abrir mão da disputa do Pré-Olímpico para ajudar a salvar vítimas das enchentes que castigam o Rio Grande do Sul. Alef Fontoura, Evaldo Becker e Daniel Lima estão trabalhando no resgate de famílias e animais em Porto Alegre ao lado de voluntários na sede do Grêmio Náutico União.
A competição acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, em Lucerna, na Suíça. Evaldo, atleta da categoria double skiff peso leve, ao lado de Pietro Tuchtenhagen, conta que a dupla desistiu do sonho de ir a Paris, mesmo após se classificarem para o Pré-Olímpico com o resultado nos jogos classificatórios, disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas, em março.
"Eu e Pietro optamos por não ir para o Pré-Olímpico com nossas famílias e amigos em meio desse caos", contou o atleta.
Até o momento, o remo brasileiro está garantido em Paris com Lucas Verthein, no skiff simples masculino, e Beatriz Tavares, no skiff simples feminino.
Os atletas que ajudam no resgate fizeram um apelo à população por doações para que possam resgatar ainda mais pessoas.
"Nós temos guia e material para resgatar mais pessoas mas, no momento, não temos um barco para continuar nossos trabalhos", disse Alef.
Segundo a Defesa Civil, as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram 107 mortos e ao menos 136 pessoas desaparecidas. Mais de 160 mil gaúchos ficaram desalojados.