Policiamento no estádio de Wembley será reforçado para evitar confusões, como na final da última EurocopaDivulgação
Policiamento em Wembley será reforçado para final da Liga dos Campeões
Estádio foi palco de confusão na final da última Eurocopa
Inglaterra - O estádio de Wembley irá implementar sua maior operação de segurança para a final da Liga dos Campeões, entre Real Madrid e Borussia Dortmund, neste sábado (1), às 16h (de Brasília). A medida visa evitar o caos que aconteceu em eventos recentes na Europa.
Mais de 2.500 policiais irão trabalhar no jogo e houve um investimento de 5 milhões de libras (cerca de R$ 33 milhões) para reforçar a infraestrutura do estádio, que foi palco de confusão na final da Euro-2020, entre Inglaterra e Itália.
Na ocasião, mais de 2.000 pessoas entraram em Wembley mesmo sem ingressos, e outras 6.000 esperavam do lado de fora para invadir o estádio, caso a Inglaterra conquistasse o título. A Itália venceu nos pênaltis por 4 a 3.
As finais da Liga dos Campeões de 2023, em Istambul, e 2022, em Paris, também foram bastante criticadas por causa de falhas organizacionais. "É vital entregarmos tudo da melhor maneira possível", afirmou o diretor interino de torneios, eventos e estádios da Federação Inglesa, Chris Bryant, ao jornal The Guardian. "Sabemos que muitas pessoas pensarão na final da Euro-2020. Estamos em uma situação muito boa, planejamos detalhadamente há 18 meses."
Todos os portões de Wembley foram reforçados com um sistema de fechadura adicional. Novos portões e cercas também foram erguidos, e uma sala de controle vai monitorar o movimento nas cercanias do estádio. Os agentes de segurança serão equipados com câmeras corporais extras e há expectativa de que a bilhetagem digital implementada pela Uefa impeça a ação de falsificadores.
Os torcedores passarão por duas verificações, a primeira no perímetro externo de segurança do estádio, antes de apresentarem seus ingressos para entrada. Os organizadores receberam informações de que vários torcedores do Borussia Dortmund sem bilhetes viajarão a Londres. O plano é garantir que apenas quem tiver ingresso se aproxime do estádio.
Cada equipe finalista recebeu uma carga de 25 mil ingressos para o estádio que tem capacidade para 86.600 pessoas. "Foi investido muito trabalho neste evento e é uma oportunidade de mostrar que Londres é fantástica na realização de grandes eventos", afirmou o diretor da Federação Inglesa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.