Botafogo derrotou a Chapecoense  - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Botafogo derrotou a Chapecoense Alexandre Brum / Agencia O Dia
Por ALYSSON CARDINALI

Rio - Mesmo sem jogar bem, o Botafogo voltou a vencer, após 43 dias, no Campeonato Brasileiro. É bem verdade que a competição ficou paralisada durante a Copa do Mundo, mas o Alvinegro bateu a Chapecoense, por 1 a 0, ontem, no Nilton Santos, e, após duas derrotas seguidas, fez a alegria da torcida e de Marcos Paquetá, que saboreou seu primeiro triunfo como técnico da equipe. Marcinho fez o gol que manteve o Botafogo invicto em casa e o levou para a décima posição.

Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Bem organizado taticamente, o Botafogo até dominou a Chapecoense, só que, ansioso demais, finalizou muito pouco — e mal. Com Marcinho de volta à lateral direta e Gilson improvisado como meia, a melhor chance de gol foi com Matheus Fernandes, que, aos 16 minutos, recebeu passe de Valencia e chutou rente ao travessão.

Já o limitado time catarinense, assombrado pelo fantasma do Z-4, priorizava a marcação e ia ao ataque timidamente — o que talvez explique o fato de ainda não ter conseguido uma vitória como visitante neste Campeonato Brasileiro. Diante da postura das duas equipes, os torcedores sofreram com a total falta de criatividade dos jogadores para criar lances de emoção, em um dos piores jogos da competição até agora.

"A Chapecoense está conseguindo neutralizar nossa posse de bola por dentro. Temos que manter a calma para poder finalizar e fazer o gol", diagnosticou Matheus Fernandes, no intervalo. O meia foi preciso. Apesar do susto de Igor Rabello, que, aos 7, recuou mal uma bola para o goleiro Saulo, que teve de se antecipar a Leandro Pereira para evitar o pior, o Botafogo botou a bola no chão e, dois minutos depois, balançou a rede.

VAIAS, GOL E APLAUSOS

A jogada do gol da vitória alvinegra começou com um levantamento de Valencia na área para Kieza ajeitar a bola e Marcinho acertar belo chute, de primeira, no ângulo de Jandrei — foi o primeiro gol como profissional do até então vaiado lateral direito, que só não esbravejou contra a torcida porque foi contido por Kieza — ao ser substituído por Luis Ricardo, ele deixou o campo sob aplausos da arquibancada.

Fato é que a vantagem no placar serviu para colocar os nervos dos alvinegros no lugar, enquanto a Chapecoense, meio que no desespero, foi à frente na ânsia de evitar outra derrota. A postura adversária facilitou a tarefa do Botafogo, que soube conter as investidas do time catarinense para voltar a somar três pontos — a última vez fora nos 2 a 0 sobre o Atlético-PR, em 13 de junho, sob o comando de Alberto Valentim. Adeus jejum.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 CHAPECOENSE

Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

Auxiliares: Daniel Henrique Andrade e Ciro Chaban Junqueira (ambos de DF)

Cartões amarelos: Canteros, Douglas (CHA)

Cartões vermelhos: Nenhum

Gols: Marcinho, aos 9 minutos do segundo tempo (BOT)

BOTAFOGO: Saulo; Marcinho (Luis Ricardo), Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e Valencia (Renatinho); Rodrigo Pimpão, Gilson e Kieza / Técnico: Marcos Paquetá

CHAPECOENSE: Jandrei; Eduardo, Douglas, Rafael Thyere e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos, Canteros (Doffo) e Osman (Guilherme); Bruno Silva e Leandro Pereira / Técnico: Gilson Kleina

Você pode gostar