Damazio tem 20 meses de Flamengo, nenhuma partida disputada e três cirurgias no joelho esquerdoDivulgação
Por conta das dificuldades e por entender que o Flamengo lhe prejudicou, Gustavo Damazio tem buscado entender como outros atletas, que passaram pelo mesmo problema no Rubro-Negro, se comportaram. Então, um dos caminhos estudados pelo profissional é a Justiça. A mesma escolha de Dener Machado e Ederson, ex-atletas do clube e que já penduraram as chuteiras.
Damazio, inclusive, já conversou com Dener Machado, ex-zagueiro campeão da Copinha pelo Flamengo e que teve a carreira abreviada após passar por várias cirurgias no joelho. Dener move uma ação na Justiça contra o Rubro-Negro alegando negligência médica no caso dele.
Na conversa, ele explicou a situação desde a chegada ao Flamengo, pois a situação do meia-atacante é bem parecida com a do ex-zagueiro. A primeira cirurgia foi para corrigir uma lesão no cruzado anterior (LCA) sofrida em um treino, mas o joelho esquerdo, local da operação e que não passava de 90°, sofreu trombose e artrofibrose, que exigiram mais um procedimento cirúrgico, a artroscopia.
Depois de um longo período tratando e fazendo o trabalho de recuperação, o Departamento Médico do Flamengo decidiu colocar Gustavo Damázio para fazer o trabalho de transição. Após quatro dias, o meia-atacante foi treinar finalização com outros jogadores e acabou rompendo o ligamento canto póstero lateral/colateral e menisco do mesmo joelho, e foi submetido a mais um processo cirúrgico.
Agora, Damazio está em processo para ganhar massa muscular, mas nota "frouxidão" no joelho esquerdo. Nas reuniões com os médicos do clube, que acontecem com frequência, o atacante escuta deles que é normal sentir isso no local e que há necessidade de ganhar massa muscular para evoluir no processo de recuperação, mas o jogador desconfia que tenha algo de errado.
Segundo fontes da reportagem, durante esses 20 meses de sofrimento para Gustavo Damazio, era comum ver o jogador deixando o Ninho do Urubu chorando por conta da situação. O jogador revela para pessoas próximos no CT que está com medo de ter que parar de jogar futebol.
Ainda de acordo com essas fontes, Damazio relata que se ficar muito tempo em pé, a perna esquerda, a que sofreu três cirurgias no joelho, fica inchada. Nesta semana, o Departamento Médico decidiu colocar o fisioterapeuta Diego Paiva para trabalhar diretamente com o atacante. Então, o jogador vem cumprindo planejamento de "fortalecimento muscular" na academia.
O contrato de Gustavo Damazio com o Flamengo vai até dezembro deste ano. Ou seja, o vínculo chegará ao fim antes mesmo de o jogador ficar liberado para treinar com bola, o que faz o futuro do jovem de 20 anos estar indefinido. Por outro lado, o Rubro-Negro cumpre de maneira correta o pagamento dos salários do atleta.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da categoria de base do Flamengo para ouvir o lado do clube, mas a resposta não foi enviada porque um jogo do Sub-20 estava em andamento. Caso uma posição seja encaminhada, a matéria será atualizada.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.