Flamengo mostra força e já é o sétimo no ranking do sócio-torcedor
No ano, Rubro-Negro lidera procura em programa de fidelidade
Por fabio.klotz
São Paulo - Em 2013, o Flamengo foi o time brasileiro que mais conseguiu sócios-torcedores. O projeto rubro-negro começou em março e em menos de dois meses já é o sétimo do País, com uma arrecadação anual de R$12,5 milhões. O dinheiro, inclusive, ajudou na contratação do atacante Marcelo Moreno. Os números são do Movimento por um Futebol Melhor, que apresentou um balanço dos seus cinco meses de trabalho com 465 mil torcedores entre os 25 times que aderiram ao programa.
Fla usou recursos do sócio-torcedor para contratar MorenoCarlos Moraes / Agência O Dia
O diretor de conexões com o consumidor da Ambev, Marcel Marcondes, tem metas ousadas e deseja chegar a um milhão de torcedores até o fim do ano. O clube que tem a maior parte de sua torcida engajada no projeto é o Internacional, com 1,73%.
“Se atingirmos o nível do Internacional, que é o maior do Brasil, teremos muito dinheiro para os clubes. Se chegarmos ao nível do Benfica, de Portugal, que é o clube no mundo onde a torcida mais participa de sócio-torcedor com 4%, o futebol brasileiro será o que tem mais dinheiro no mundo”, disse Marcondes.
Publicidade
Caso o Flamengo atinja as taxas do Benfica, pode ter um acréscimo anual de mais de R$ 764 milhões, o suficiente para zeras suas dívidas.
AMBEV DESCARTA CT
Publicidade
Durante o vídeo de apresentação do projeto, o Vasco não foi citado nenhuma vez e nem um representante gravou depoimento. Segundo o representante da Ambev, isso acontece porque o clube está reestruturando seu programa de torcedores.
Quanto ao terreno do Centro de Treinamentos para Vasco, Fluminense e Botafogo, que seria erguido na Barra da Tijuca, as notícias não são boas e os clubes terão que encontrar outra forma:
Publicidade
“A Brahma segue a parceria com os clubes do Rio, mas surgiu ideia do Centro de Treinamentos que roubou a cena. A Brahma investe maciçamente, mas o CT não funcionou. A parceria é gigantesca e seguirá ainda maior”, garantiu Marcondes.