Por victor.abreu

Rio - O retorno de Ney Franco ao Flamengo não vem saindo como o esperado e o técnico ainda não conseguiu retribuir a confiança da diretoria do Flamengo. Após chegar ao Rubro-Negro com a missão de reerguer a equipe que vinha de um início inconstante no Campeonato Brasileiro, o saldo do treinador acaba ficando muito abaixo do esperado. Com três empates e duas derrotas nos primeiros cinco jogos no comando do time da Gávea, Ney tem o pior desempenho entre os últimos cinco comandantes do Fla. Na zona de rebaixamento, o período da parada para a Copa do Mundo será um grande quebra-cabeça para fazer a equipe voltar ao caminho das vitórias.

Ney Franco não está com um bom retrospecto no seu retorno para o FlamengoCarlos Moraes / Agência O Dia

O início decepcionante faz de Ney Franco o pior dos últimos cinco treinadores presentes na Gávea e a derrota por 3 a 0 sofrida diante do Cruzeiro, neste domingo, deixa a Gávea ainda mais assustada. Em comparação aos trabalhos de Dorival Júnior, Jorginho, Mano Menezes e Jayme de Almeida, o atual comandante não consegue superar os demais técnicos nem mesmo no saldo de gols. Ney tem, disparado, o pior desempenho em número de vitórias, já que não emplacou nenhum resultado positivo nos primeiros cinco jogos. Em quantidade de derrotas o técnico acaba empatando com Dorival, mas perde nos demais critérios. Da mesma maneira acontece quando o assunto são os empates: igualdade com Jayme, mas desempenho abaixo nos demais fundamentos.

Outra situação que complica a vida de Ney Franco é o péssimo momento que vive o ataque rubro-negro, que não vem contando com Hernane (lesionado, o Brocador só retorna depois da Copa). Em cinco jogos apenas dois gols foram marcados, fato que também deixa o técnico em desvantagem contra os demais. Um saldo de gols negativo ainda sacramenta a má fase do treinador: contra os dois gols feitos, o Fla viu a própria rede ser balançada sete vezes. Um momento para ser totalmente esquecido na Gávea.

A chegada de Ney Franco ao Flamengo aconteceu de maneira repentina. A demissão de Jayme de Almeida surpreendeu até mesmo o então treinador, que chegou a afirmar estar "perplexo" com a notícia. A aposta no ex-treinador do Vitória, por sua vez, era vista como a promessa de recomeço para a equipe no Brasileirão. O resultado, no entanto, foi justamente o oposto do esperado. Nem ao menos uma vitória figurou o início de Ney na Gávea.

Os primeiros 20 dias de Ney Franco na Gávea já foram o suficiente para que o treinador passasse a conviver até mesmo com a desconfiança interna do clube. Nos bastidores, o vice de futebol Wallim Vasconcellos parece já sofrer com fortes dores de cabeça para bancar a permanência do treinador, já que até o presidente Bandeira de Mello teria demonstrado descontentamento com o modo de trabalho de Ney nos primeiros momentos no Fla.

Confira o desempenho inicial dos últimos cinco técnicos do Fla:

Dorival Júnior

Flamengo 0x0 Portuguesa
São Paulo 4x1 Flamengo
Figueirense 0x2 Flamengo
Flamengo 2x0 Náutico
Palmeiras 1x0 Flamengo

Jogos: 5
Vitórias: 2 / Empates: 1 / Derrotas: 2
Gols pró: 5 / Gols contra: 5 / Saldo: 0

Jorginho

Boavista 0x0 Flamengo
Bangu 1x2 Flamengo
Flamengo 1x2 Audax
Remo 0x1 Flamengo
Flamengo 3x1 Fluminense

Jogos: 5
Vitórias: 3 / Empates: 1 / Derrotas: 1
Gols pró: 7 / Gols contra: 4 / Saldo: +3

Mano Menezes

Flamengo 1x0 São Paulo
Flamengo 2x2 Coritiba
ASA 0x2 Flamengo
Vasco 0x1 Flamengo
Flamengo 2x1 ASA

Jogos: 5
Vitórias: 4 / Empates: 1 / Derrotas: 0
Gols pró: 8 / Gols contra: 3 / Saldo: +5

Jayme de Almeida

Náutico 0x0 Flamengo
Botafogo 1x1 Flamengo
Flamengo 4x1 Criciúma
Coritiba 0x2 Flamengo
Flamengo 1x1 Vasco

Jogos: 5
Vitórias: 2 / Empates: 3 / Derrotas: 0
Gols pró: 8 / Gols contra: 3 / Saldo: +5

Ney Franco

Flamengo 0x2 São Paulo
Flamengo 1x1 Bahia
Santos 0x0 Flamengo
Flamengo 1x1 Figueirense
Cruzeiro 3x0 Flamengo

Jogos: 5
Vitórias: 0 / Empates: 3 / Derrotas: 2
Gols pró: 2 / Gols contra: 7 / Saldo: -5

Você pode gostar