Rio - O Flamengo vive uma verdadeira crise dentro e fora dos campos. E ao que parece, o mau momento irá continuar durante a paralisação da Copa do Mundo. O vice-presidente de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, enviou, nesta quarta-feira, um comunicado aos sócio-torcedores do clube comentando a atual fase. Na nota, Bap admite que a equipe não vem correspondendo, mas pede, encarecidamente, para que os torcedores não abandonem o programa de sócios.
Depois de chegar a um pouco mais de 60 mil sócios, quando o clube da Gávea estava na final da Copa do Brasil, o programa Nação Rubro-Negra caiu para cerca de 57 mil integrantes. Além do pedido para os torcedores continuarem contribuindo com o clube, Bap expõe sua opinião. O dirigente acredita que o dia deste ano é melhor que o de 2013.
Confira a carta:
"Caro sócio-torcedor,
Escrevo estas linhas, em primeiro lugar, para te agradecer pela enorme contribuição que você tem dado ao nosso Flamengo. Muito obrigado por acreditar e participar sempre.
Nós, juntos, já formamos um exército de 60 mil rubro-negros a serviço do nosso Flamengo.
Em segundo lugar, queria te falar sobre algumas coisas que estão acontecendo no nosso clube de coração.
A nossa diretoria tem grande orgulho do tanto que construímos em apenas um ano e cinco meses de nossa gestão. Orgulho pela evolução do Flamengo como instituição; orgulho com a recuperação de nossa credibilidade e orgulho pelos vários títulos conquistados.
Só no futebol, somos os atuais campeões da Copa do Brasil, da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca.
Independentemente destas grandes vitórias, não podemos deixar de reconhecer e dividir com vocês como vemos o difícil momento pelo qual estamos passando no Campeonato Brasileiro deste ano.
A situação que estamos enfrentando requer trabalho, planejamento, dedicação e, acima de tudo, união de todos os rubro-negros. Especialmente aqueles que, como você, se "alistaram" voluntariamente ao nosso programa de sócio-torcedor.
Esta não será a primeira nem a última crise pela qual passaremos.
As mudanças fazem parte da vida de todos nós. Mas se há algo que ninguém jamais muda é o time para o qual torcemos.
Ontem, éramos Flamengo, hoje, somos Flamengo e amanhã, também seremos Flamengo. Na alegria ou na tristeza.
Nós, da diretoria, assistimos aos mesmos jogos que vocês. Quando o time joga mal, sentimos as mesmas emoções, sofremos, nos irritamos e xingamos.
Acertamos ou erramos como qualquer ser humano. O que buscamos sempre é o melhor para o Flamengo.
Na nossa visão, apesar de precisarmos de alguns reforços, temos um elenco hoje melhor do que o do ano passado. Certamente não é um grupo de jogadores para estarmos onde estamos na tabela.
Além disto, nos últimos tempos não temos visto, dentro de campo, a atitude que julgamos adequada à grandeza e à tradição do nosso Flamengo.
Sabemos que o melhor exército é aquele que acredita, que se dedica, que marcha unido, que acredita nos princípios do que é certo e trabalha duro com um objetivo comum.
Juntos, sempre somos mais fortes.
Sendo assim, tenha a certeza que nós já estamos agindo para corrigir aquilo que precisa ser corrigido. Sem falatório, mas com ações concretas e objetivas.
Portanto pedimos aqui o seu voto de confiança, o seu apoio de sempre.
Vamos olhar para a frente, trazer mais amigos para se "alistarem" à nossa causa, aumentando o exército que luta pelo Flamengo.
Mostre para eles que, ao invés de apenas reclamar e xingar - direito universal e inequívoco do todo rubro-negro - eles podem ajudar a fazer um Flamengo mais forte ao virar sócio-torcedor.
Se você já teve estes "sintomas" acima mencionados e por acaso resolveu "pedir para sair", não faça isto. Grite, chute o balde, xingue o mundo, mas volte.
O Flamengo está te convocando, meu irmão! Volte e vamos juntos detonar o mundo. Mengão na cabeça! Sempre.
O bem mais democrático da vida, é o tempo. Todos nós recebemos as mesmas 24 horas. O que fazemos com elas é que faz toda a diferença. Escolhi usar parte das minhas 24 horas para servir ao Flamengo, a este fantástico exército de 60 mil rubro-negros que já se "alistaram" como sócios-torcedores e aos 40 milhões de "irmãos" que fizeram a mesma opção de vida que eu.
Agora mesmo estou convencendo um rubro-negro que acabei de conhecer dentro do avião, enquanto escrevo estas linhas.
E então, quem você vai trazer hoje das arquibancadas da vida para o campo de jogo, onde as coisas realmente acontecem?
Saudações Rubro-Negras."
Luiz Eduardo Baptista
Vice-presidente de marketing do Clube de Regatas do Flamengo