Por bernardo.argento


Rio - A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, foi um grande passo para o Flamengo chegar à segunda final seguida de Copa do Brasil. Comissão técnica e jogadores preferem manter os pés no chão para não repetir o erro do Corinthians, que venceu pelo mesmo placar e acabou eliminado no Mineirão, mas a própria história mostra o quanto a vantagem obtida pelo Rubro-Negro é significativa.

Desde a criação da Copa do Brasil, em 1989, o Flamengo venceu 14 vezes o primeiro confronto, por dois ou mais gols de diferença, e sempre garantiu a classificação no duelo de volta.

Chicão vibra com o segundo gol do Flamengo contra o GaloAndré Mourão

Só em semifinais foram duas vezes, em 1990 (Náutico) e em 1997 (Palmeiras), ambas no Maracanã. O próprio Atlético-MG já foi vítima desse retrospecto, em 2006, quando perdeu (4 a 1) no Rio e não se recuperou no Mineirão.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

Se a história se repetir, Chicão chegará à quinta final de Copa do Brasil seguida (a segunda pelo Flamengo): “Vai ser difícil em Minas. Temos o exemplo do Corinthians, que acabou eliminado. Vamos respeitar o Atlético, mas não podemos só defender.”

Já o técnico Vanderlei Luxemburgo prefere não se ater ao retrospecto. Para ele, o que importa é o que acontece em campo. Por isso, ele prega a mesma seriedade no jogo de volta. “Colocamos uma vantagem, mas faltam 90 minutos. Temos que pensar que está 0 a 0. O importante é jogar e não querer só defender lá no Mineirão”, avisou.

EVERTON PREOCUPA

Antes do Atlético-MG, o Flamengo encara a Chapecoense, domingo, no Maracanã, como uma decisão para se livrar o quanto antes do risco de rebaixamento no Brasileiro. Para esse jogo, Vanderlei terá o retorno de Wallace, recuperado de lesão muscular, mas perdeu Everton. O apoiador está com dores na coxa esquerda e fará um exame de imagem hoje para saber se há lesão. Sua condição preocupa para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

JOGOS FORA DO RIO DEPENDEM DOS 46 PONTOS

Sem deixar de pensar no lado financeiro, o Flamengo negocia para mandar dois jogos do Brasileiro em Cuiabá (dia 16, contra o Coritiba) e Manaus (dia 30, contra o Vitória). Para conseguir o reforço nos cofres, o clube precisa chegar aos 46 pontos e garantir matematicamente a permanência na Série A.

“Não tem nada fechado, vai depender de algumas condições e de uma série de coisas, como pontuação”, explicou o vice de futebol, Alexandre Wrobel.

Para janeiro, o Flamengo ainda pode fazer um amistoso com o Orlando City, time de Kaká. O clube americano vem ao Brasil e quer jogar com o Rubro-Negro. “Não definimos a pré-temporada, temos algumas opções e estamos negociando”, desconversou Wrobel.

Você pode gostar