Rio - O Flamengo estreou na Taça Rio com uma vitória tranquila diante da Portuguesa, neste sábado. A torcida não viu as principais peças do time de Zé Ricardo no gramado do Raulino de Oliveira, mas acompanhou uma noite brilhante de Leandro Damião. O atacante marcou os três dos cinco gols que confirmaram o triunfo rubro-negro, pelo placar de 5 a 1. Juan e Lucas Paquetá também balançou a rede.
A atuação diante da Lusa colocou Leandro Damião novamente na briga por uma vaga no time titular. O jogador ficou algumas partidas sem ser relacionado, por conta de uma pancada no tornozelo no jogo diante do América-MG, pela Copa da Primeira Liga.
O próximo compromisso do Flamengo será pela Libertadores. O Rubro-Negro enfrentará o Universidad Católica, na próxima quarta-feira, às 21h45. A partida será realizada no estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile.
O JOGO
A falta de entrosamento não foi um obstáculo para o Flamengo diante da Portuguesa. Os primeiros minutos da partida foram de soberania rubro-negra. O time de Zé Ricardo trocava passes e imprimia o ritmo de jogo, além das boas investidas pelas laterais. A Lusa sofria para acertar na marcação e se recompor diante dos contra-ataques adversários.
O que ficou claro na primeira etapa foi que a noite era de protagonismo para Leandro Damião. Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Juan tocou de calcanhar para o atacante girar e bater de canhota, anotando o primeiro gol do Flamengo na partida.
Aos 31, Rodinei acertou um belo cruzamento no segundo pau e Damião apareceu para cabecear a bola no chão e eliminar as chances de defesa para Luciano. Mais um gol para o atacante e para o Rubro-Negro na partida.
A Portuguesa então encontrou um lance para entrar novamente na partida. Após cruzamento, o zagueiro Marcão subiu livre na área e desviou para o canto esquerdo. A bola bateu na trave e entrou para garantir o primeiro da Lusa na partida.
Mas, Leandro Damião reapareceu para lembrar que a partida era dele. Aos 35, o atacante tocou para Vizeu, que cabeceou para a defesa de Luciano. Damião pegou o rebote, deu um carrinho diante do goleiro e completou mandando a bola para o gol.
Na volta para a segunda etapa, logo aos 6 minutos, o Flamengo ampliou a vantagem. Após cobrança de escanteio, Gabriel tocou para Matheus Sávio, que cruzou de canhota. Juan subiu e cabeceou no canto direito para anotar mais um gol rubro-negro.
Já nos acréscimos, o Flamengo encontrou mais um gol para fechar a vitória. Paquetá bateu colocado, acertou o ângulo esquerdo e finalizou a goleada do Flamengo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 5 X 1 PORTUGUESA
FLAMENGO - Thiago; Rodinei, Donatti, Juan e Renê; Márcio Araújo (Ronaldo), Cuéllar e Matheus Sávio (Lucas Paquetá); Gabriel, Leandro Damião (Berrío) e Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo.
PORTUGUESA - Luciano; Erick, Pessanha (Índio), Marcão e Jacozinho; Marcinho Pitbull, Muniz(Fabinho), Silvano (Rodrigo Almeida) e Maicon Assis; Romarinho e Fabiano Oliveira. Técnico: Nelson Rodrigues.
GOLS - Leandro Damião, aos 20, 31 e 35, e Marcão, aos 34 minutos do primeiro tempo; Juan, aos seis, e Lucas Paquetá, aos 46 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Lenilton Rodrigues Gomes Júnior.
CARTÕES AMARELOS - Lucas Paquetá (Flamengo); Marcinho Pitbull (Portuguesa).
CARTÃO VERMELHO - Luciano (Portuguesa).
RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.
Local - Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).