Por bferreira

Rio - A data da 'grande decisão' do Campeonato Brasileiro de 1987 está marcada. O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio Mello, marcou para o dia 18 de abril o julgamento do recurso do Flamengo que pede o título do torneio que aconteceu há 30 anos.

Bebeto marcou contra o Inter-RS na final da Copa União de 1987Reprodução

O julgamento será retomado depois do pedido de vista de Luís Roberto Barroso em agosto de 2016. Agora, o caso voltará para a Primeira Instância do Supremo. Além de Barroso, os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes serão os responsáveis. Até agora, só é conhecido o voto de Marco Aurélio Mello. O ministro, que é rubro-negro, votou contra o recurso do Flamengo.

GALERIA DE FOTOS: Flamengo divulga imagens da reforma do estádio na Ilha

Até o momento a decisão que vale é a que mantém o Sport Recife como único campeão do Brasileirão de 1987.

Entenda o caso

Em 1987, a CBF não pôde organizar o Campeonato Brasileiro. Com isso, foi criada a Copa União realizada pelo Clube dos 13. A competição foi disputada em dois módulos: o verde e o amarelo. O primeiro com os principais clubes brasileiros e o segundo com equipes mais modestas. Ao fim do torneio, o Flamengo foi campeão e teve o Inter como vice no módulo verde, enquanto Sport e Guarani ocuparam as mesma posições, respectivamente, no amarelo.

A CBF então decidiu voltar à organização e decretou que a competição ainda teria um quadrangular entre as quatro equipes para decidir o campeão. Por se sentirem prejudicados, Flamengo e Internacional não aceitaram jogar e o Sport foi declarado na ocasião como o vencedor.

Você pode gostar