Por caio.belandi

Rio - Um jogo que jamais acabou ganhou novo episódio nesta semana. Em seu canal no YouTube, Zico falou sobre a partida desempate da primeira fase da Libertadores de 1981, entre Flamengo e Atlético Mineiro. O jogo, decisivo, terminou com cinco jogadores do clube mineiro expulsos.

O Galinho contou que o árbitro José Roberto Wright chamou ele e Cerezo, líder daquele time do Atlético, para deixar o jogo calmo e fazer a partida ser disputada na bola, já que a rivalidade entre os times era grande. Nas palavras de Zico, Wright teria dito: "Avisa lá, quem fizer a primeira falta por trás, eu vou botar para fora".

Segundo o Galinho, cinco minutos depois Reinaldo deu uma tesoura nele e foi expulso diretamente, aos 32 minutos. "O Palhinha fez falta, o Eder começou a xingar. Aí ele botou eles para fora. O Chicão fez uma falta proposital para ser expulso e depois um outro lá fingiu que estava machucado", resumiu Zico.

Relembre a confusão

Graças à rivalidade entre Fla e Galo, que decidiram o Brasileirão do ano anterior, a disputa era tensa. No começo da partida já eram cinco cartões amarelos, quatro para o Atlético Mineiro. Mas a partir da expulsão direta do principal jogador mineiro, Reinaldo, não teve mais jogo.

José Roberto Wright expulsou cinco atletas do Galo em 1981Reprodução Vídeo

Éder seria expulso logo depois após uma falta de um bate-boca com Wright e desencadeou-se uma grande confusão, com muita discussão entre jogadores do Galo e o árbitro da partida. A comissão técnica do Atlético invadiu o gramado e mais dois jogadores foi expulsos: Chicão e Palhinha, além do treinador, Carlos Alberto Silva.

A partida chegou a recomeçar e o goleiro João Leite caiu no gramado. Wright, achando que o atleticano estava simulando, foi cobrar o arqueiro e nova confusão se deu. No entreveiro, Osmar foi expulso e o jogo terminou aos 37 minutos do primeiro tempo, com o Flamengo declarado vencedor por WO.

A partida era um jogo-extra pela primeira fase da Libertadores, quando ambos os times chegaram empatados na liderança com 8 pontos, mas somente um passaria de fase. O jogo aconteceu em uma sexta-feira, no Serra Dourada, em Goiãnia, e recebeu mais de 70 mil torcedores.

Na segunda fase, já a semifinal, o Flamengo eliminou Deportivo Cali e Jorge Wilsterman e saiu campeão em cima do Cobreloa após três jogos na final.

Você pode gostar