A conquista do título pelo Flamengo, possibilidade frustrada com o empate por 1 a 1 com o Independiente no Maracanã, levaria o Atlético-MG a disputar a Libertadores pelo sexto ano seguido, mesmo tendo terminado o Campeonato Brasileiro somente na nona colocação.
O Brasileirão distribuiu seis vagas na Libertadores, mas como Grêmio, campeão da Libertadores, e Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, ficaram no G6, a zona de classificação se ampliou até o G8 do torneio nacional. Um título do Flamengo na Sul-Americana também garantiria o nono colocado. Mas como isso não ocorreu, o Atlético-MG vai disputar a Sul-Americana em 2018.
A situação do Vasco era menos dramática. O clube de São Januário foi o sétimo colocado do Brasileirão e já estava assegurado na Libertadores, mas nas fases preliminares. O torneio nacional garantia quatro times na etapa de grupos, para a qual Grêmio e Cruzeiro asseguraram presença através de outras competições, o que também ocorreria com o Flamengo em caso de título na noite desta quarta.
Com isso, em 2018, o Brasil será representado na Libertadores por Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco e Chapecoense. Já os times presentes na Sul-Americana serão Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Bahia, São Paulo e Fluminense - o Sport herdaria a vaga do time mineiro em caso de conquista do Flamengo nesta quarta.