Guilherme Bala em ação pelo time profissional do Flamengo contra o Palmeiras - Alexandre Vidal/Flamengo
Guilherme Bala em ação pelo time profissional do Flamengo contra o PalmeirasAlexandre Vidal/Flamengo
Por Venê Casagrande
Emprestado pelo Madureira ao Flamengo até o dia 31 deste mês, o atacante Guilherme Bala tem futuro incerto no Rubro-Negro e pode retornar ao Tricolor Suburbano em fevereiro. A diretoria do time do Ninho do Urubu ainda não confirmou aos representantes do jogador se irá exercer a opção de compra estabelecida em contrato.

Por outro lado, segundo o presidente do Madureira, Elias Duba, em contato com a reportagem do Jornal O DIA, o Flamengo entrou em contato há alguns dias para expressar o desejo de não exercer a opção de compra e estender o empréstimo por mais uma temporada (até janeiro de 2022), o que, segundo o mandatário, foi negado.

"Eles (Flamengo) me ligaram para pedir que o contrato de empréstimo fosse estendido até o começo de 2022, mas não aceitei. O valor da opção de compra em contrato é baixo e já demos prioridade ao Flamengo várias vezes. Recebemos propostas (por Guilherme Bala), mas demos prioridade ao Flamengo. Agora é esperar. Caso não paguem até o dia 31, a gente espera o jogador em fevereiro. Ele está valorizado, né. Vamos ver", disse Elias em contato por telefone.

O DIA apurou que, quando o Mais Querido contratou Guilherme Bala, em 2019, adquiriu 20% dos direitos econômicos por R$ 200 mil, segundo fontes do Madureira. Caso exerça a opção de compra até o dia 31 de janeiro, avaliada em torno de R$ 600 mil, o Rubro-Negro irá "morder" mais 50% dos direitos, totalizando 70%, e irá assinar contrato de quatro anos com o atleta.

QUASE PAROU NO RIVAL:

Antes de fechar com o Flamengo, Guilherme Bala por pouco não se acertou com o Fluminense, um dos maiores rivais do Rubro-Negro. Na ocasião, o Tricolor das Laranjeiras buscou o jogador do Madureira a pedido do então treinador Fernando Diniz, hoje no São Paulo.

A ideia de Diniz era utilizar o garoto no elenco profissional do Fluminense, mas, quando soube que o Flamengo estava interessado em seu futebol, Guilherme Bala conversou com pessoas da diretoria do Madureira e disse que gostaria de realizar o seu sonho, atuar pelo Rubro-Negro, seu clube de coração.

Pelo Flamengo, Guilherme Bala jogou 29 partidas, sendo três pelo profissional e 26 pelo Sub-20, e marcou seis gols. Além disso, ele estava inscrito na Libertadores do time profissional em 2020.