João Lucas tem sido pouco utilizado por Rogério Ceni - Alexandre Vidal/Flamengo
João Lucas tem sido pouco utilizado por Rogério CeniAlexandre Vidal/Flamengo
Por Venê Casagrande
A vitória do Flamengo sobre o Internacional no último domingo, por 2 a 1, deixou o Rubro-Negro na liderança do Brasileirão 2020 pela primeira vez nesta edição e próximo do título da competição. O triunfo foi mais especial ainda para um jogador do elenco: João Lucas.

Depois de quase dois meses sem entrar em campo, o lateral-direito voltou a ser acionado pelo técnico Rogério Ceni, o que gerou surpresa até mesmo no jogador. Segundo apurou a reportagem, João Lucas sequer treinou com o grupo nas atividades preparatórias para o jogo contra o Internacional.

Aos 21 minutos do segundo tempo, Gabigol se sentiu mal e pediu para sair. Rogério Ceni, que tinha sacado Isla para a entrada de Pedro um pouco antes, decidiu colocar um lateral-direito de ofício no jogo e chamou João Lucas, com poder defensivo melhor que Matheuzinho, outro atleta da posição à disposição no banco de reservas.

João Lucas entrou na "fogueira", deu conta do recado e recebeu elogios internamente. O nome do jogador, inclusive, foi pauta em grupo de 'whatsapp' que contém membros da cúpula rubro-negra como participantes. Segundo o site "Sofascore", os números do lateral no jogo foram esses:

24 minutos jogados (mais acréscimo)
19 ações com a bola
1 desarme
1 corte
1 falta
1/6 duelos ganhos
2 dribles sofridos
6/7 passes certos (86%)
1/1 bola longa certa
1 chute bloqueado

Além disso, segundo levantamento feito pela reportagem, o Flamengo nunca levou gol pelo lado direito do setor defensivo, onde atua João Lucas, com o lateral em campo.

Clubes 'brigam' por João Lucas:

Apesar de ser pouco utilizado no Flamengo - apenas 17 jogos desde quando chegou ao clube, em maio de 2019 -, João Lucas está sendo monitorado no mercado por três clubes brasileiros, sendo dois da Série A e um da Série B.

O primeiro a demonstrar interesse foi Atlético-GO, que depende da permanência de Dudu, atual titular no Dragão. Como o jogador pertence ao Internacional, o futuro dele é incerto no clube goiano. Caso Dudu não fique, João Lucas é o plano A da diretoria e comissão técnica.

O Cuiabá, entretanto, foi mais intenso no interesse e já formalizou proposta ao Flamengo. Empréstimo até dezembro, sem opção de compra e assumindo os vencimentos do jogador. A diretoria rubro-negra pediu para o Dourado aguardar o fim do Brasileirão 2020, na quinta-feira, antes de dar uma resposta.

Nesta segunda-feira, a Ponte Preta entrou em contato com os representantes de João Lucas para demonstrar interesse no lateral-direito, mas com tempo de contrato menor: até o fim do Paulistão.

O Flamengo, neste momento, tem a ideia de emprestar João Lucas até dezembro e estender o vínculo dele aaté o fim de 2022, pois o atual vínculo dele acaba em 2021. Com isso, o jogador não sairia de graça.