Richard e Renato Chaves não foram mal no jogo, mas não conseguiram evitar o fim da invencibilidade do Flu - Lucas Merçon / Fluminense F.C
Richard e Renato Chaves não foram mal no jogo, mas não conseguiram evitar o fim da invencibilidade do FluLucas Merçon / Fluminense F.C
Por ALYSSON CARDINALI

Rio - Surfando na boa fase, o Fluminense queria tirar onda, nesta quinta-feira, no Nilton Santos. Mas a atuação radical foi do Avaí, que deu um caldo no time de Abel e, de virada, venceu por 2 a 1, quebrando a invencibilidade de oito jogos do adversário. Após o banho de bola, resta ao Tricolor vencer por dois gols de diferença o duelo de volta, dia 15, em Florianópolis, para não levar uma vaca (queda) na Copa do Brasil.

Disposto a não morrer na praia, o time de Abel Braga tratou de 'dropar' pelo gramado em busca do gol. Bem organizado e ofensivo — característica comum nos últimos jogos — abriu o placar logo aos 10 minutos. Sornoza cobrou falta na intermediária, Gum subiu mais que Betão e tocou para Ibañez, de cabeça, fazer seu primeiro gol com a camisa tricolor, após vacilo do goleiro Aranha.

O mar, porém, não estava flat (sem ondas) para o Tricolor. Acostumado a encarar altos swells (ondulações), o Avaí não se abalou e equilibrou a bateria inicial de 45 minutos. André Moritz, aos 12, chutou rente à trave e assustou Julio Cesar.

Intrépido, o time catarinense, bem postado, teve força para suportar a pressão do Fluminense, que criou boas chances de gol com Marcos Junior, Renato Chavez, Pedro e Marcos Junior. Aos 42, Moritz, que jogou nas Laranjeiras e era tricolor na infância, ressurgiu das profundezas e aproveitou vacilo de Gum e Gilberto para empatar.

Na bateria final, o Fluminense perdeu fôlego, enquanto o Avaí manteve a pegada na marcação e equilibrou as ações. Sentindo a pressão, o técnico Abel Braga tirou Ibañez para a entrada de Robinho. A mudança no esquema (do 3-5-2 para o 4-3-3) surtiu algum efeito, mas outra mexida de Abel — Marlos Freitas na vaga de Sornoza — afogou a reação do time e irritou a torcida, que não perdoou e chamou o treinador de burro.

Já o Avaí, incansável e determinado, nadou rumo à virada, que aconteceu aos 30 minutos. Marlon Freitas falhou na saída de jogo e perdeu a bola para Maurinho. Romulo, em velocidade, recebeu o lançamento, driblou Júlio César e decretou a vitória do Avaí, dando um aloha (olá) para os incrédulos tricolores. O Fluminense ainda pressionou no fim, mas não teve forças para evitar a derrota.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 X 2 AVAÍ

Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)

Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luis Marques (SP)

Cartões amarelo: Richard (FLU) André Moritz (AVA)

Gols: Ibañez, aos 10min, e André Moritz, aos 42min do primeiro tempo; Rômulo, aos 30min do segundo tempo

Fluminense: Julio César; Renato Chaves, Gum e Ibañez (Robinho); Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza (Marlon Freitas) e Marlon; Marcos Jr e Pedro / Técnico: Abel Braga

Avaí: Aranha; Guga, Fagner Alemão, Betão e João Paulo; Luan, Judson e André Moritz (Marquinhos); Rômulo, Luanzinho e Getúlio (Maurinho) / Técnico: Claudinei Oliveira

Você pode gostar
Comentários