Ricardo Berna
Ricardo Bernafotos Reprodução
Por Pedro Logato
Rio - Com o Fluminense classificado para a Libertadores, o planejamento para a próxima temporada se inicia com a definição sobre a comissão técnica. Atual treinador da equipe carioca, Marcão não tem a sua permanência garantida no comando do Tricolor. Os rumores de que Roger Machado será contratado são grandes no clube das Laranjeiras. Sobre o nome do futuro comandante do Fluminense, o Jornal O Dia bateu um papo com o ex-goleiro Ricardo Berna. O ex-jogador defendeu o Tricolor de 2005 a 2013 e atuou ao lado de Marcão e de Roger Machado no clube. Na opinião dele, independente de quem for o comandante para a próxima temporada, o Fluminense estará em boas mãos.
Publicidade
"O Marcão tem totais condições de ser um grande treinador. Mas depende das pretensões dele, se ele deseja isso por agora. Tem que ouvir tanto o clube quanto ele para saber o que pensam. Porém se no Fluminense optar por um novo treinador, e se for realmente o Roger mesmo, e o Marcão voltar a ser auxiliar, o clube vai estar muito bem servido com esses dois profissionais", afirmou.
Ao abordar o trabalho de Marcão no comando do Fluminense, Ricardo Berna falou da importância de ter um profissional desempenhando a função que ele executa no clube. O treinador assumiu o Tricolor em duas ocasiões. Em 2019, a equipe carioca estava lutando contra o rebaixamento e depois que o ex-volante assumiu no lugar de Oswaldo de Oliveira, o Tricolor se livrou da queda para a Série B e conseguiu a classificação para a Sul-Americana. Na atual temporada, a equipe carioca lutava por uma vaga na Pré-Libertadores. Após a saída de Odair Hellmann, Marcão confirmou a vaga e ainda colocou o Fluminense em condições de sonhar com uma classificação para a fase de grupos do torneio.
Publicidade
"A diretoria que saberá avaliar melhor, tem que saber como será a estruturação, do corpo de trabalho, o planejamento. Marcão vem fazendo um trabalho de continuidade, ele tem permanecido com as mudanças de treinadores, ele assume e depois retorna ao papel de auxiliar e é importante o clube ter alguém para desempenhar esse papel, porque se não o clube perde muito, com as mudanças de técnico, que nós sabemos que acontecem bastante no futebol brasileiro. E o Marcão é a pessoa mais capacitada para efetuar essa função", afirmou o ex-goleiro.
Ricardo Berna também relembrou o período em que atuou com Marcão e com o Fluminense. Os três juntos fizeram parte do elenco tricolor em 2006. Porém, o goleiro pode atuar duas temporada com o ex-volante e mais três anos com o ex-zagueiro. Berna fez muitos elogios aos treinadores e os colocou como referências na sua carreira e também a sua vida pessoal.
Publicidade
"Os dois são grandes referências no esporte e na vida. Quando cheguei no Fluminense, o Marcão foi meu líder, me inspirou muito na postura, passa muita confiança para as pessoas e sabe aguardar o tempo certo para cada coisa. O Roger chegou em um momento de ascensão do clube, trouxe experiência, de Libertadores, foi autor de gol de título, tem estrela e foi meu companheiro de quarto. Então a gente conversava bastante", opinou.