Fluminense joga mal, mas vence Santa Fe de virada pela Libertadores
Time colombiano saiu na frente no segundo tempo, e o Flu conseguiu a vitória com gols de Fred e Caio Paulista
Em um jogo abaixo do esperado no ponto de vista técnico, a raça sobressaiu, e o Fluminense bateu o Santa Fe, de virada, pro 2 a 1, no Maracanã, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O time colombiano saiu na frente as 12 minutos do segundo tempo, com González. Aos 14, Fred empatou e, aos 31, Caio Paulista fez o gol da vitória tricolor em noite de muita chuva no Rio de Janeiro.
O primeiro lance de perigo foi do Santa Fé, aos quatro minutos. Arias desviou de cabeça, e a bola chegou limpa para González na lateral da área. Ele arriscou o chute, mas pegou na orelha da bola e mandou para fora. Aos 11 minutos, o Fluminense respondeu. Nenê dá um bolão para Luiz Henrique na área, mas ele deixa a bola quicar, e o goleiro Castellano sai do gol e chega primeiro.
Publicidade
No lance seguinte, aos 12, a equipe colombiana deu o contragolpe. Osorio foi lançado na área em posição duvidosa, o árbitro mandou seguir, e Marcos Felipe saiu do gol para travar o chute e evitou o gol. O Fluminense jogava mal e via o adversário tomar conta do jogo. Aos 20, Calegari errou o passe no ataque e armou o contra-ataque dos colombianos. Jorge Ramos recebeu na área, Luccas Claro fez o desarme, mas a bola sobrou para Osorio chegar batendo, mas Calegari se redimiu e bloqueou o chute quase na pequena área.
Depois disso, o jogo caiu de nível, e as duas equipes não mostravam muita vontade de mexer no placar. Antes do apito final da primeira etapa, o Santa Fé ainda teve duas grandes oportunidades. Aos 38, Arboleda cruzou da esquerda, González apareceu nas costas de Egídio e cabeceou sozinho na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, aos 40, Porras ganhou de Yago e chutou forte da entrada da área. Marcos Felipe espalmou para escanteio.
Publicidade
O segundo tempo começou agitado e com quase gol do time colombiano. Logo no primeiro minuto, Jorge Ramos soltou a pancada, a bola foi no ângulo, mas Marcos Felipe faz milagre e evitou o que seria uma pancada. O Fluminense respondeu aos sete minutos. Kayky cruzou na área, Fred escorou, e Gabriel Teixeira chegou batendo. A Bola foi no cantinho, e Castellanos espalmou para escanteio.
Aos 12 minutos, o Santa Fe abriu o placar. O Fluminense perdeu a bola no ataque e armou o contra-ataque adversário. Porras viu González se infiltrando entre Luccas Claro e Nino, deu um bolão por cobertura, e González peou de primeira para marcar um lindo gol no Maracanã.
Publicidade
Mas os colombianos não tiveram muito tempo para comemorar. Aos 14 minutos, o Tricolor empatou. Primeiro contra-ataque encaixado pelo Fluminense puxado por Martinelli. No três contra três, Kayky faz bela jogada e tocou para Fred dominar na área e bater no cantinho de Castellanos para deixar tudo igual. Com o gol, o camisa 9 se igualou a Célio (ex-Vasco e Nacional-URU) como terceiro maior artilheiro brasileiro na Libertadores. São 22 gols, sendo 12 pelo Fluminense.
Mesmo não tendo a melhor das atuações, o Flu começava a mandar na partida e ficava mais perto de fazer o segundo do que tomar. Aos 29, o Tricolor ensaiou a virada. Calegari cruzou da direita, Gabriel Teixeira se jogou na bola na área e por pouco não alcançou. Porém, aos 31, não teve jeito. Cazares fez lindo lançamento, deixou Caio Paulista cara a cara com Castellanos. O atacante, que iniciou a jogada na defesa, bate com categoria na saída do goleiro, marcou um golaço e saiu para o abraço.
Publicidade
Depois de virar o marcador. Roger Machado fez alterações na equipe, tirando Martinelli e Fred e colocando Wellington e Bobadilla, respectivamente. O Santa Fe, necessitando do empate, foi ao ataque de forma desesperada, em busca do segundo gol, mas foi em vão, e o Fluminense conseguiu a vitória em casa.
O próximo jogo do Fluminense na Libertadores é na próxima terça-feira (18) contra o Junior Barranquilla, também no Maracanã, às 21h30, pela quinta rodada da fase de grupos. Mas antes, o Tricolor tem a primeira partida da final do Carioca diante do Flamengo, no sábado, às 21h05. Roger Machado ainda não definiu se irá poupar jogadores no clássico.