Técnico Fernando Diniz comanda treino do FluminenseFoto: Mailson Santana/Fluminense FC

A vitória do Unión Santa Fé (ARG) por 2 a 0 sobre o Oriente Petrolero (BOL) na noite de quinta-feira fez o Fluminense cair para o terceiro lugar no Grupo H da Copa Sul-Americana. E agora, o confronto da próxima rodada contra os argentinos, fora de casa, tornou-se decisivo para o Tricolor, que não pode perder se não quiser ser eliminado antecipadamente.
O Santa Fé assumiu o primeiro lugar no grupo com oito pontos, um a mais que Junior Barraquilla (COL) e o próprio Tricolor, que está atrás dos colombianos no saldo de gols (um contra quatro). Se perder para os argentinos, o Fluminense ficará a quatro pontos deles e não poderá mais brigar pela única vaga às oitavas de final.
Entretanto, em caso de vitória, seguirá vivo na última rodada e obrigará os argentinos a derrotarem o Junior Barranquilla para terem alguma chance de classificação, o que seria bom. Afinal, como os colombianos têm saldo melhor, um tropeço deles - pode ser até empate - é a melhor chance para o Tricolor, que poderá vencer o lanterna Oriente Petrolero por qualquer placar para se garantir nas oitavas. Se os colombianos ganharem, o time de Fernando Diniz terá de tirar a diferença de três gols de saldo para se classificar.
Entretanto, se o Fluminense empatar com o Santa Fé e o Junior vencer o Oriente Petrolero, a situação ficará muito delicada. Neste caso, o Tricolor terá de superar os bolivianos fora de casa por grande diferença de gols e ainda torcer por um empate entre colombianos e argentinos, em Barranquilla.