Em evolução, Vasco dribla adversidades e incômodo e longo jejum

Aos poucos, Luxa alcança metas, como primeira vitória fora de casa desde 2017. Mas como era o futebol naquela época?

Por MARCELO BERTOLDO

Luxemburgo conseguiu fazer Vasco evoluir taticamente, mas admite que há muito trabalho a ser feito
Luxemburgo conseguiu fazer Vasco evoluir taticamente, mas admite que há muito trabalho a ser feito -

Com boa dose de paciência e muito trabalho, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem batido as metas estabelecidas no Vasco. Antes da pausa para a Copa América, o time não apenas deixou a lanterna, como também o Z-4.

Cinco vezes campeão brasileiro, Luxa é responsável pela evolução da equipe, mas é muito claro com o torcedor. A meta em 2019 é ficar distante da chamada zona da confusão, sem desvalorizar a tradição ou negar a grandeza do Vasco. Agora, a primeira vitória fora de casa — desde novembro de 2017 — é fruto da semente plantada pelo treinador.

Fazia mesmo tempo que o time não ganhava fora do Rio pelo Brasileiro. Para refrescar a memória do torcedor, o Ataque lembra que Zé Ricardo, anunciado ontem pelo Fortaleza, era o técnico do Vasco no triunfo de 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão. Há quase um ano e nove meses, Jair Ventura dirigia o Botafogo, enquanto Reinaldo Rueda e Abel Braga estavam no comando de Flamengo e Fluminense, respectivamente.

Muita coisa mudou no futebol desde então. Em 2017, último ano de mandato de Eurico Miranda, que morreu em março de 2019, vítima de câncer no cérebro, o Vasco garantiu vaga na pré-Libertadores, a Seleção, credenciada pelo bom futebol das Eliminatórias, era cotada como favorita na Copa do Mundo da Rússia e Neymar ainda vivia uma lua de mel com o PSG e não tinha fama de cai-cai.

Nesse intervalo, o Vasco, afogado em dívidas e no auge da crise política, perdeu nomes de peso como Anderson Martins, foi obrigado a negociar a revelação Paulinho para o Bayer Leverkusen e teve Jorginho, Alberto Valentim e Marcos Valadares como técnicos... Ainda assim, acumulava 21 jogos sem vencer fora do Rio. Que agora venham outros triunfos!

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários