No domingo, Vanderlei Luxemburgo pediu à torcida que não cantasse 'time de viado'  - (Rafael Ribeiro/Vasco)
No domingo, Vanderlei Luxemburgo pediu à torcida que não cantasse 'time de viado' (Rafael Ribeiro/Vasco)
Por Lance
Rio - O Vasco enviou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) os esclarecimentos cobrados pelo órgão após o canto homofóbico da torcida no jogo contra o São Paulo. O prazo era até esta quinta-feira, e a Procuradoria deve se posicionar sobre o tema até a próxima segunda-feira.

De posse do documento, o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua tem como próximos passos abrir denúncia ou arquivar o processo. Caso denunciado, o Vasco pode até perder os três pontos da partida, conforme artigo 242-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

A favor do Vasco pesam as atitudes imediatas após o canto, o fato de a torcida não ter repetido e os atos em sequência. O locutor do estádio e o placar eletrônico pediram para a torcida não prejudicar o clube - o locutor foi específico em relação a cantos homofóbicos.

Após a partida, a diretoria vascaína emitiu uma nota de repúdio à homofobia. Mais recentemente, um vídeo foi divulgado nas redes sociais com Talles Magno, Leandro Castan e Fernando Miguel, três dos jogadores mais queridos pela torcida atualmente, afirmando que eles e o clube lutam contra a homofobia.