Por pedro.logato

Rio - Aós a quinta derrota em nove rodadas do Campeonato Brasileiro, por 3 a 1 para o Botafogo, o técnico Milton Mendes quebra a cabeça para arrumar o sistema defensivo do Vasco. Não tem sido fácil. Apesar de testar esquemas táticos diferentes, como o 4-2-3-1 e o 3-6-1, com algumas variáveis, e trocar jogadores, a defesa continua uma peneira — já levou 20 gols e é a pior da competição, relembrando o fantasma dos três anos em que a equipe foi rebaixada à Série B.

“No primeiro tempo, eles foram duas vezes só. Mas é verdade que não fomos muito agudos. Quando se leva um gol aos três minutos, temos que sair. O segundo sai em uma falta controversa. Tínhamos que arriscar mais, estamos em uma grande equipe. Queremos ganhar sempre”, disse Milton Mendes, após o clássico com o Botafogo.

Milton Mendes está tendo trabalho para arrumar a 'cozinha' vascaínaPaulo Fernandes/Vasco.com.br

Talvez as palavras do técnico revelem o problema do Vasco. Afinal, ao arriscar mais, por estar em uma grande equipe, a defesa fica exposta e fragilizada. Ao se analisar a escalação do Vasco nos últimos nove jogos, ela sempre foi muito ofensiva. Somente em três partidas, nas derrotas para o Grêmio (2 a 0) e Chapecoense (2 a 1), além da vitória sobre o Sport (2 a 1), o meio-campo foi formado com dois autênticos volantes — curiosamente, nas partidas em que Wellington formou com Jean a primeira linha de contenção da defesa.

Nas outras seis escalações, em que Jean e Douglas foram a espinha dorsal da defesa, o Vasco sempre jogou muito aberto, pois o forte do talentoso camisa 8 nunca foi a marcação. Com menos combatividade no meio, o Vasco sofreu 16 gols nessas seis partidas. Mas seria covardia colocar a culpa na conta da dupla, pois, no futebol moderno, a marcação começa no ataque, ou no estilo ofensivo de Milton Mendes.

O que tem faltado é justamente equilíbrio, somado à baixa qualidade técnica do elenco, que dá poucas opções ao treinador. Quem sabe a chegada do volante Bruno Paulista, que deve ser regularizado nos próximos dias, dê um novo alento ao técnico. Pois, apesar da tsunami de gols, trabalho não tem faltado.

Você pode gostar