EM Castro AlvesFoto: divulgação/Arquivo

Guapimirim – As aulas presenciais, de modo integral, na rede municipal de educação de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já têm data prevista de retorno: na próxima segunda-feira (9/8).
“Depois de 16 meses sem aulas presenciais integrais, estaremos retornando no dia 09/08, porém antes teremos uma Jornada Pedagógica, buscando a preparação dos nossos professores para esse novo e desafiador momento”, informou a Secretaria Municipal de Educação numa rede social.
Publicidade
O cronograma inicial previa a completa volta às aulas já a partir de hoje (2). Em vez disso, os professores estão participando de uma jornada pedagógica em diferentes escolas e creches para fazer o planejamento das atividades. O recesso escolar teve início no último dia 16 de julho.
Conforme divulgado por O Dia, as aulas presenciais na rede municipal tinham sido retomadas parcialmente no sistema híbrido (presencial e online), no último dia 21 de junho, em algumas escolas para as turmas do Pré-Escolar ao 5º ano, do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi feito um revezamento para evitar a lotação nas salas e, assim, garantir o cumprimento de medidas sanitárias como o distanciamento social, por exemplo, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19) que assola o Brasil e o mundo. Durante uma semana, um grupo de alunos estudava diretamente do colégio, enquanto que outra parte, de casa. E na semana seguinte ocorria o inverso.
Publicidade
O retorno parcial serviu como um período de testes e ajustes para avaliar os potenciais riscos para alunos, professores, diretores, merendeiras e faxineiras. Por enquanto, não se soube de nenhum caso de contágio decorrente da volta das atividades semipresenciais.
A volta às aulas está sendo possível graças ao fato de os profissionais de educação estarem se vacinando e o município estar classificado na bandeira amarela no mapa de risco da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Os dados mais recentes, divulgados nessa sexta-feira (30/7), reforçam que Guapimirim se mantém nessa posição. Na prática, isso significa que o risco de contrair a doença é baixo.
Publicidade
O ensino presencial tinha sido suspenso em março de 2020, por conta da pandemia. Guapimirim já contabilizou desde então 5.494 casos confirmados e 176 óbitos.