Fotomontagem: do lado esquerdo, os acusados; do lado direito, o idoso.Foto/Divulgação Internet

Guapimirim – Um adolescente de 16 anos, acusado de assaltar uma residência no bairro da Barreira, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e de agredir brutalmente um casal de idosos, foi apreendido no final da noite desta quarta-feira (28/7), por decisão da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Guapimirim. A notícia é revelada em primeira mão por O Dia.
Na tarde dessa quarta-feira (28), policiais da 67ª DP (Guapimirim), com o apoio do 34º Batalhão da Polícia Militar (BPM), já haviam prendido Fabiana de Lima Santos, de 27 anos, acusada de ter participado dos delitos junto com o adolescente. A prisão temporária, de 30 dias, foi decretada pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Guapimirim.
Publicidade
O adolescente, cuja identidade não pode ser revelada, está internado no Hospital Geral de Saracuruna, em Duque de Caxias, e está para receber alta. Já a mulher está internada no Hospital Municipal José Rabello de Mello, em Guapimirim. Ambos levaram uma surra, quando tentaram trocar os objetos roubados por drogas numa “boca de fumo”, na última segunda-feira (26).
“Estamos agindo o mais rápido possível para elucidar os crimes cometidos contra o casal de idosos, graças ao trabalho em equipe entre a 67ª DP e o 34º Batalhão da Polícia Militar. Conseguimos as ordens de prisão e de apreensão dos suspeitos nessa quarta-feira”, contou o delegado Antônio Silvino Teixeira, da 67º DP.
Publicidade
Os crimes
A dupla é acusada de latrocínio tentado (roubo consumado e duas tentativas de homicídio), com base no artigo 157 do Código Penal (Lei nº 2.848/1940). Das vítimas –José Edson Galvão César, de 80 anos, e Zilda Vargas Romano, de 83 anos – foram roubadas uma televisão de 43 polegadas, um celular e um tablet. Os itens ainda não foram recuperados.
Publicidade
De acordo com as investigações, em andamento na 67ª DP (Guapimirim), Fabiana Santos teria tentando enforcar a senhora de 83 anos, enquanto o adolescente, de 16 anos, aplicava golpes na cabeça dos idosos com uma cavadeira de ferro. As vítimas foram deixadas na cozinha completamente ensanguentadas e desacordadas.
Ainda segundo as investigações, a dupla criminosa pensou que tivesse assassinado os proprietários do imóvel. O motivo seria evitar o reconhecimento, tendo em vista que o adolescente era conhecido dos idosos.
Publicidade
As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Municipal José Rabello de Mello, em Guapimirim, por volta das 21h30 do último domingo (25).
Vidas dedicadas ao crime
Publicidade
Se condenada, Fabiana de Lima Santos poderá ficar presa por até 20 anos. Ela tem passagens pela polícia. Em 2020, foi presa em flagrante por duas vezes por tráfico de drogas, mas acabou sendo liberada durante as duas audiências de custódia.
Caso seja provada a participação do adolescente, as barbáries cometidas, infelizmente, não serão consideradas crimes, e sim meros atos infracionais, devido a sua condição de menor de idade. Ele poderá cumprir, no máximo, três anos de medida socioeducativa.
Publicidade
Não é a primeira vez que o adolescente foi apreendido. Em março deste ano, foi flagrado em ato análogo a roubo com o uso de arma de fogo. Ao completar 18 anos, os atos praticados na adolescência não contarão como anotações criminais e ele terá uma ficha limpa.
O nome do adolescente não será divulgado na reportagem, por tratar-se de menor de idade e em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).