A vacinação é a forma mais eficazes de reduzir os riscos de morte por Covid-19Pixabay - Creative Commons

Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá aplicação de segunda e de terceira dose de vacina contra o coronavírus (Sars-CoV2), das 8h às 11h desta sexta-feira.
A imunização acontecerá em cinco dos seis postos destinados à campanha:
* Posto de Saúde do Orindi.
* Posto de Saúde do Vale das Pedrinhas.
* Posto de Saúde da Vila Olímpia.
* Base de Imunização da Praça da Emancipação, no Centro.
* Colégio Estadual Professora Alvina Valério da Silva, em Parada Modelo.
Segunda dose
A aplicação de segunda dose é destinada a pessoas que estão na data para recebê-la e para os que deixaram de tomá-la no dia agendado.
O tempo de intervalo entre a primeira e a segunda dose diminuiu de 12 para oito semanas. Portanto, quem tomou a primeira dose de AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos 60 dias já pode retornar ao posto de vacinação para receber a segunda.
Tanto a antecipação da segunda quanto a aplicação de dose de reforço se deve às diferentes cepas do coronavírus, como Gama e Delta, em circulação no Brasil.
Terceira dose
A aplicação de terceira dose de vacina contra o Covid-19 está disponível para idosos a partir dos 60 anos, profissionais de saúde e imunussoprimidos.
No caso de pessoas da terceira idade e dos trabalhadores da área da saúde, é necessário ter recebido a segunda dose há pelo menos seis meses.
Já no caso dos imunossuprimidos, é preciso ter recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias para poder tomar a dose extra.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos:
* Pessoas vivendo com HIV.
* Pacientes com câncer que fazem uso de quimioterapia.
* Pacientes que fazem tratamento de hemodiálise.
* Pacientes que fazem uso de medicamentos modificadores de resposta imune.
* Pacientes com imunodeficiência primária grave.
* Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias).
* Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
* Pessoas que fazem uso de corticoides em doses superiores a 20mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias.
Primeira dose
Quem ainda não tomou a primeira dose poderá fazê-lo normalmente. A repescagem continua. A vacinação está disponível para pessoas a partir dos 12 anos.
No caso dos adolescentes, o único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o da Pfizer. Para os demais faixas etárias, estão disponíveis os da Coronavac, AstraZeneca, Janssen e também o da Pfizer.