É comum se deparar com cães e gatos em grandes centros urbanos e em meio aos carros e pedestresNelson García Bedoya - Pixabay - Creative Commons

Guapimirim – Protetores de animais como cães e gatos de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, poderão castrar gratuitamente os bichos até o final de 2022. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro lançou o programa RJPET 100.000 Castrações, na última terça-feira (30/11).
O foco é castrar 100 mil animais resgatados das ruas por protetores independentes, organizações não governamentais e pessoas físicas, desse modo reduzindo o número de abandonos.
Para participar, é preciso se cadastrar no e-mail rjpet@agricultura.rj.gov.br . Será necessário apresentar os seguintes documentos para o cadastro:
* Documento de identidade com foto.
* Comprovante de residência no estado do Rio de Janeiro.
* Telefone e e-mail.
* Documentos que comprovem a prática de protetor.
* Declaração de um médico veterinário, reconhecendo o trabalho de protetor realizado.
* Dados completos do local de acolhimento do animal.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, já foram castrados três mil animais num evento teste. Também foi realizada uma licitação com clínicas particulares para castrar mais 62 mil.
A primeira colônia a receber o programa fica no Maracanã, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, vivem 200 gatos abandonados na localidade.
Podem participar defensores dos animais de todo o território fluminense.