A vacinação é o melhor modo de se proteger contra as variantes do coronavírusPixabay - Creative Commons

Guapimirim – A vacinação contra o coronavírus (Covid-19) continua em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, das 8h às 11h dessa terça-feira (7/12), em cinco dos seis locais destinados à campanha:
* Colégio Estadual Professora Alvina Valério da Silva, em Parada Modelo.
* Base de Imunização da Praça da Emancipação, no Centro.
* Posto de Saúde do Vale das Pedrinhas.
* Posto de Saúde da Vila Olímpia.
* Posto de Saúde do Orindi.
É possível tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra o Sars-CoV-2. Será necessário mostrar um documento com foto, caderneta de vacinação, Cartão do SUS e um comprovante de residência.
Primeira dose
A primeira dose é válida tanto para adolescentes a partir dos 12 anos quanto para adultos que ainda não foram imunizados.
Segunda dose
A segunda dose está disponível para quem já tinha vacinação marcada e também para os que deixaram de se imunizar.
Vale lembrar que o intervalo entre a primeira e a segunda dose foi antecipado de 12 para oito semanas no caso da AstraZeneca e da Pfizer.
Quem recebeu a primeira dose de algum desses imunizantes há mais de dois meses, mesmo que o cartão de vacina marque uma data maior do que 60 dias, poderá voltar ao posto de saúde para receber a segunda aplicação.
Terceira dose
A terceira dose está disponível para idosos a partir dos 60 anos, profissionais de saúde e adultos em geral que tenham recebido a segunda dose, ou a dose única da Janssen, há mais de cinco meses.
A dose de reforço também está liberada para pessoas imunossuprimidas que se vacinaram há mais de 28 dias contra o Covid-19.
Alguns dados da pandemia
Desde o início da pandemia até a publicação desta reportagem, Guapimirim registrou 6.331 casos confirmados da doença e 197 óbitos por coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A rede municipal de saúde não registra nenhuma internação por Covid-19 há mais de um mês. Dos 91 casos suspeitos, vários deles podem ser o surto da gripe que está afetando o estado do Rio de Janeiro.