Trem da Supervia na estação de GuapimirimItsmartins - Imagem copiada da Wikipédia - Creative Commons

Guapimirim – A Supervia lançou a 10ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível (cruzamentos oficiais entre rodovias e a malha ferroviária), na última segunda-feira (13/12). Promotores vão conversar com os passageiros e distribuir panfletos sobre os riscos de acidentes por desrespeitar a sinalização.
Das 37 passagens em nível regulares administradas pela concessionária, 20 foram selecionadas para serem o foco da campanha, devido aos registros de ocorrências e ao elevado fluxo de veículos que cruzam linhas férreas para atravessar os bairros. E essas passagens estão nas extensões Guapimirim, Vila Inhomirim e Paracambi e também nos ramais Saracuruna, Belford Roxo e Japeri.
Esse trabalho de conscientização durará um mês e acontecerá em praças e estações de trem. Segundo a Supervia, todas as passagens estão sinalizadas conforme exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece a instalação da Cruz de Santo André.
A empresa destaca que os trens têm preferência de passagem em relação aos demais veículos, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997).