Confirmação ou descarte das suspeitas será dado nas próximas semanas pela Secretaria de Estado de Saúde Reprodução

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) detalhou os 43 casos suspeitos de variante ômicron no estado. Além da capital, que soma 28 suspeitas até o momento, estão em alerta os municípios de Angra dos Reis (4), Cabo Frio (1), Macaé (2), Nilópolis (1), Niterói (2), São Gonçalo (1), Saquarema (1) e Volta Redonda (3). A informação chegou até a SES na sexta-feira, 24, por meio da Rede Dasa RJ, grupo hospitalar que reúne diversos laboratórios e centros médicos.
O Rio é a cidade com maior número de suspeitas e a confirmação ou descarte dos casos será dado nas próximas semanas. O secretário de Saúde do Rio Daniel Soranz afirmou que os casos estão sendo monitorados. "Neste momento, nenhum dos investigados está internado, todos estão com sintomas leves", esclareceu.
Os pacientes fizeram a primeira testagem entres os dias 1 e 20 de dezembro. O exame realizado foi o RT-PCR, aquele que utiliza um cotonete para coletar secreções das vias respiratórias. A análise do material genético coletado apontou evidências da variante ômicron, mas como o exame foi uma triagem, ou seja, feito para dar um diagnóstico imediato, a SES manteve os pacientes em observação e pediu para que eles fizessem uma nova testagem, mais aprofundada, que também será sequenciada pela Rede Dasa.
Para aqueles pacientes em que ainda não for possível realizar o novo PCR - as exigências para este exame varia entre laboratórios - equipes das vigilâncias municipais vão coletar o exame para encaminhar ao Laboratório Central de Saúde Publica Noel Nutels (Lacen RJ). A partir disso, os casos positivos seguirão para sequenciamento no laboratório da Fiocruz