Maria Jandimar tinha 39 anosArquivo Pessoal

Rio - A Polícia Civil aguarda receber o laudo do Instituto Médico Legal (IML) do exame de necropsia de Maria Jandimar Rodrigues, 39 anos, até a próxima terça-feira, para poder concluir se o procedimento de hidrolipo foi realmente a causa de sua morte. A mulher fez a intervenção estética numa clínica localizada no Carioca Offices, prédio anexo ao Carioca Shopping, na Vila da Penha, Zona Norte da cidade, no último dia 17.

O médico Brad Alberto Castrillón Sanmiguel foi o responsável pela procedimento em Maria Jandimar e, em depoimento na 27ª DP (Vicente de Carvalho), responsável pelas investigações, afirmou que a paciente sofria de arritmia cardíaca e que ele não foi informado a respeito.
No entanto, a filha da mulher, Brenda Rodrigues, desmentiu Sanmiguel e negou que sua mãe tivesse o problema de saúde apontado por ele. Os familiares afirmam que a doméstica morreu em decorrência da hidrolipo e acusam o médico de ser o responsável pelo caso.

Para concluir a causa da morte e encerrar o inquérito, a distrital aguarda o resultado da perícia feita no IML de São Cristóvão, na Zona Norte. A previsão é que isso ocorra na terça-feira.

"Foi somente uma estimativa, e não uma conclusão (sobre a data). Essa estimativa está alicerçada na conclusão do IML. Sem o qual é difícil avançar na análise de responsabilidade", explicou o delegado Renato Carvalho, titular da 27ª DP.

Clínica não tinha licenciamento sanitário

No último dia 22, técnicos da Vigilância Sanitária do Rio estiveram na clínica onde Maria Jandimar realizou a hidrolipo e constataram que o local não possuía licenciamento sanitário e que estava funcionando de forma irregular.

Ao ser questionada, a defesa do médico Brad Alberto Castrillón Sanmiguel disse que pelo fato do seu cliente não ser dono da clínica, ele não tinha conhecimento dessas questões.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu sindicância para apurar os fatos. Este procedimento corre em sigilo, "seguindo as normas do Código de Processo Ético-Profissional".