Gestantes do novo programa assistencial "Gestante em Movimento" receberam as primeiras orientações das profissionais de saúde.
Gestantes do novo programa assistencial "Gestante em Movimento" receberam as primeiras orientações das profissionais de saúde.Foto: ASCOM Itaboraí
Por O Dia
Itaboraí - Gestantes de Itaboraí passam a contar com fisioterapia obstetrícia. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através do Centro de Especialização da Criança, Adolescentes e da Mulher (CECAM), acabar de incluir no serviço de assistência ao parto humanizado sessões de fisioterapia. Na última quinta-feira (18/03), as quatro primeiras gestantes do novo programa assistencial “Gestante em Movimento” receberam as primeiras orientações das profissionais de saúde no auditório da CECAM, no Centro.
Voltado para mulheres que estão no 2° e 3° trimestre período de gravidez, o serviço será oferecido nessa fase inicial para acompanhar as gestantes que realizam o pré-natal no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, também no Centro, e pelo ambulatório do CECAM.
Publicidade
Nas sessões, são realizadas técnicas de relaxamento, respiração, exercícios de alongamento e fortalecimento, prevenção de disfunções do assoalho pélvico (como incontinência urinária) e do sistema musculoesquelético. Os exercícios auxiliam no posicionamento adequado para a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto. E as gestantes ainda recebem orientações de como realizar a massagem perineal com o objetivo de evitar algumas intervenções cirúrgicas, como a episiotomia ou diminuir o grau de laceração perineal.
“A inserção das sessões de fisioterapia obstetrícia contribui para que a humanização também aconteça no pré-parto. Temos evidências que as sessões de fisioterapia obstetrícia previnem a limitação funcional da gestante, reduz o risco de trauma perineal, melhora o condicionamento físico da futura mamãe, e até reduz os casos de diabetes gestacional e síndrome hipertensiva”, explicou Michel Radamaker, superintendente da Atenção Especializada e Gestão Hospitalar do município.
Publicidade
A gestante de Itaboraí interessada no programa deverá fazer inscrição às terças ou quintas-feiras, de 8h às 10h, no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha ou na CECAM. É necessário apresentar o cartão do SUS ou CPF. Devido a pandemia, o atendimento será realizado com quatro gestantes por vez, tendo a duração de 50 minutos. Todas as inscritas serão acompanhadas até o final da gestação.