A iniciativa do evento é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). O ciclista que quiser participar do pedal, precisa realizar uma inscrição online, informando dados cadastrais e declarando o termo de responsabilidade.
O evento também marca a inauguração de uma trilha no interior do parque com trajeto de cerca de 2 km. A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Sheila Rodrigues, destaca a importância de conscientizar a população sobre as questões ambientais, além de incentivar cada vez mais o uso de bicicleta como modal de transporte responsável e menos poluente.
“A data tem o intuito de sensibilizar os moradores sobre a importância de conservar e proteger o meio ambiente, além de estimular mudanças de comportamento e atitudes. Todo cuidado e respeito à natureza são fundamentais para manter o ambiente em equilíbrio”, afirmou.
Após o sucesso do 1º Pedal da Transformação, realizado em comemoração aos 188 anos de emancipação político-administrativo de Itaboraí, o secretário municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Lenon Coutinho, enfatiza que o novo pedal seguirá o mesmo modelo, com organização no trânsito e respeito aos protocolos de prevenção ao contágio de Covid-19. O uso de máscaras é obrigatório.
“Vamos promover o novo pedal mantendo as restrições necessárias e seguindo os protocolos de prevenção. E nesta data tão importante de conscientização, devemos lembrar também os benefícios do ciclismo para o meio ambiente. O uso da bicicleta como transporte contribui muito para redução dos índices de poluição”, disse o secretário.
Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro, em direção ao Parque Natural Municipal Paleontológico de São José
Rota: 15km, de nível médio a moderado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.