Itaboraí - Com objetivo de intensificar o mapeamento da cadeia de transmissão da Covid-19 no município, a Prefeitura de Itaboraí disponibilizará, a partir desta sexta-feira (12/11), testes rápidos de antígeno para identificar casos positivos da doença com resultados em 15 minutos. Inicialmente, os exames estarão disponíveis em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade.
Os testes poderão ser realizados de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, em pacientes que estejam entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. O treinamento para capacitar profissionais na rede municipal de Saúde foi realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (NEPPS).
De acordo com a diretora da VISAT, Áurea Cristina Accácio, o teste é rápido e seguro com grande confiabilidade. Ela explica ainda que a forma de coleta é a mesma realizada para o RT-PCR, mas a diferença está na forma de identificação do vírus.
"No teste rápido, o Swab também é utilizado para coletar a amostra, mas a diferença está na metodologia de realização do exame. Os ensaios laboratoriais que detectam diretamente partículas virais (material genético/RNA ou antígenos) são os únicos que nos permitem identificar os pacientes na fase precoce da doença, auxiliando na decisão sobre o isolamento e tratamento antecipado desses casos. De uma maneira geral, os testes de antígeno apresentam um bom desempenho analítico quando comparados com a técnica molecular de referência RT-PCR", explica.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, destaca ainda que o teste rápido, além de também ser confiável, é portátil e consegue identificar precocemente o vírus. Segundo o superintendente, a ampliação da testagem contribuirá para reduzir a cadeia de transmissão da Covid-19 no município.
"Mesmo com o avanço da vacinação e a redução de casos graves e óbitos da doença, precisamos continuar intensificando o mapeamento da transmissão para observar a alteração dos possíveis sintomas e a taxa de contaminação", enfatizou Botticini.
Locais de testagem:
— Unidade de Saúde da Família Otacílio José Rafael (USF Aldeia da Prata) Endereço: Rua Três, Aldeia da Prata.
– Unidade de Saúde da Família Lizete Fernandes de Souza (USF Reta Velha) Endereço: Rua Dois, Praça Claudinei Santos Tavares, Esperança.
— Unidade de Saúde da Família Dimas Monteiro Nogueira (USF Visconde) Endereço: Avenida Presidente Médici, Visconde de Itaboraí.
– Unidade de Saúde da Família (USF) Planalto do Marambaia Endereço: Rua Tocantins, lt. 4, qd 20, Marambaia.
— Unidade de Saúde da Família Saddy Ribeiro Gomes (USF Ampliação I) Endereço: Rua Papa João XXIII, Ampliação.
— Unidade de Saúde da Família Luís José de Marins (USF Sapê) Endereço: Estrada do Sapê, São Miguel.
— Unidade de Saúde da Família Vereador Mário Scotelaro Rodrigues (USF Pachecos) Endereço: Rodovia RJ-114, km 13, Pachecos.
— Unidade de Saúde da Família da Mangueira Endereço: Estrada Ademar Ferreira Torres, 43, c. 3, Badureco.
— Unidade de Saúde da Família (USF) Agro Brasil Endereço: Rua B, lt. 44 qd. 9, Parque Nova Friburgo.
— Unidade de Saúde da Família Maria do Rosário Oliveira (USF Apolo) Endereço: Rua Alcebíades Gomes Pereira, lt. 48, qd. 40, Apolo II.
— Unidade de Saúde da Família Wanderley Vieira de Almeida (USF Areal) Endereço: Avenida Carlos Lacerda, Areal.
— Unidade de Saúde da Família (USF) Helianópolis Endereço: Rua VII, lt. 88 – Santo Antônio.
— Unidade de Saúde da Família Edith Maria de Oliveira (USF São Joaquim) Endereço: Rua José Leandro – Retiro São Joaquim.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.