Novos leitos de estabilização Foto: Divulgação

Itaboraí - A Prefeitura de Itaboraí vem investindo na ampliação da rede de urgência e emergência através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, inaugurou três leitos de estabilização no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia.
O objetivo é apoiar a assistência, garantindo um atendimento mais ágil e eficaz à população. Com uma equipe médica e multidisciplinar, os leitos prestarão assistência temporária para estabilização de pacientes em estado grave ou de condição clínica frágil provocada, por exemplo, por acidentes ou traumas – ou seja, pacientes que necessitem de cuidados imediatos.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, agradeceu a contribuição da direção e servidores da unidade para garantir o funcionamento da sala e um atendimento cada vez mais eficiente para a população.

“Para nós é uma satisfação muito grande inaugurar essa sala de estabilização. Assim a população que procura o hospital terá acesso a uma estrutura modernizada com equipamentos de alta tecnologia, atendendo o paciente que precisa seguir para outros tipos de tratamentos com uma condição estabilizada e sem correr outros riscos”, explicou Delaroli.
Na sala de estabilização, os pacientes graves receberão um atendimento mais adequado e, depois de estabilizados, serão encaminhados para outro setor ou para tratamento em hospital de maior complexidade, caso seja necessário. O ambiente contém três leitos equipados com monitores multiparâmetros, rede de gases e respiradores.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, as salas foram planejadas e montadas em local estratégico. São estruturas semelhantes às de uma UTI, com todos os equipamentos necessários para salvar uma vida também em caso de uma emergência provocada por síndrome respiratória aguda.

“As salas de estabilização têm a função de fornecer serviços de urgência e também de Atenção Básica. Possibilita a realização de atendimentos que compreendem a complexidade clínica e traumática do paciente, o que permite a continuidade do tratamento”, afirmou Ronquetti.
A sala com os leitos já está funcionando e conta com uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem exclusiva para melhor cuidado e assistência do paciente, além do médico plantonista que acompanha o atendimento. Para atender a demanda, o município vai redistribuir o quadro de profissionais de Saúde, além de contratar mais médicos, enfermeiros e técnicos.

A sala é equipada com monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, desfibrilador e instrumentos para procedimentos de emergência como intubações, ideal para casos de parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral (AVC), choque hipovolêmico ou séptico e convulsão, em que o tempo de atendimento é essencial para garantir a sobrevivência do paciente.
Segundo a diretora do hospital, Patrícia Rodriguez, as salas possibilitam que pacientes que, por alguma intercorrência, precisem de suporte de ventilação mecânica, possam ser assistidos e estabilizados.