Cuidados com saúde bucal no CAPS em ItaboraíFoto: Divulgação

Itaboraí - Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS) Celeste Maria Campos, em Jardim Imperial, participaram de uma palestra de conscientização sobre Saúde Bucal, na manhã desta terça-feira (02/08). A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio dos departamentos de Saúde Mental e Bucal.
A programação contou com distribuição de kits de higiene bucal para os usuários do CAPS e seus familiares. Além de esclarecimentos sobre os cuidados odontológicos necessários, como limpeza correta dos dentes e o motivo de sensibilidade dentária.
O coordenador de Saúde Mental do município, Guilherme Manhães, comentou sobre a importância da ação. “Esse projeto garante acesso e qualidade de vida aos usuários da Saúde Mental”, disse.
A coordenadora de Saúde Bucal, Carolina Piontkovsky, explicou que o objetivo desta ação é auxiliar nos cuidados bucais. “É importante que a gente introduza esses pacientes na Saúde Bucal e que possamos esclarecer suas dúvidas, de forma que entendam”, esclareceu a coordenadora.
Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS) são atendidos normalmente em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) que possuem atendimento odontológico. Em casos de atendimentos especializados, o município também oferece o serviço por meio do Centro de Especialidades Odontológicos (CEO), que fica localizado no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), em Quissamã.