Autoridades participam de Fórum e testemunham assinatura de acordo de cooperação visando melhorias da rodovia que atravessa vários municípios da Baixada
Autoridades participam de Fórum e testemunham assinatura de acordo de cooperação visando melhorias da rodovia que atravessa vários municípios da BaixadaDivulgação - Firjan (Foto: Vinícius Magalhães)
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Podemos), participou nesta terça-feira (2) do Fórum de Prefeitos da Baixada Fluminense em Nova Iguaçu. Foi durante este evento que a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) assinaram, na Firjan Nova Iguaçu, uma carta de intenções para viabilizar o índice zero de roubo de cargas no Arco Metropolitano (BR-493). A parceria ocorre no âmbito do Projeto Arco Seguro, idealizado neste ano pela federação para articular melhorias de conservação e de segurança na rodovia.
Rubem Vieira, prefeito de Itaguaí, participou do Fórum de Prefeitos da Baixada Fluminense na Firjan de Nova Iguaçu - Divulgação - Firjan (Foto: Vinícius Magalhães)
Rubem Vieira, prefeito de Itaguaí, participou do Fórum de Prefeitos da Baixada Fluminense na Firjan de Nova IguaçuDivulgação - Firjan (Foto: Vinícius Magalhães)
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Também estavam presentes o governador em exercício, Cláudio Castro; o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano; e de demais autoridades e lideranças locais.
Com vigência inicial de 12 meses, a cooperação se dará por meio do intercâmbio de informações e da elaboração de estudos técnico-científicos destinados a garantir o funcionamento pleno, eficiente e seguro do Arco Metropolitano, via que interliga os polos industriais da Região Metropolitana e que reduz o tráfego de cargas pelas vias expressas da capital.
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O Arco Seguro - cuja meta principal é zerar o índice de roubos de carga no trecho prioritário da via até o final de 2021 - prevê a construção de uma parceria público-privada para viabilizar o potencial logístico da rodovia, atualmente subutilizada em função da violência, de ocupações irregulares em suas margens e de vandalismo. A expectativa inicial era de fluxo diário de 30 mil veículos, mas atualmente é metade desse volume.
INTEGRAÇÃO DE FORÇAS
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, ressaltou que o projeto está alinhado ao Programa de Retomada do Crescimento em Bases Competitivas do Estado do Rio de Janeiro, apresentado pela Firjan à Assembleia Legislativa, no ano passado, e que contempla ações relacionadas à infraestrutura e mobilidade urbana, segurança pública, acesso ao crédito e competitividade regulatória e tributária. “É imprescindível, para esta retomada, garantir a segurança nesta que é uma das rodovias mais importantes para a economia fluminense”.
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Entre as várias dimensões de atuação do Arco Seguro, está a necessidade de integração entre as forças de segurança federais, estaduais e municipais. O projeto também prevê a construção de um posto de operações da Polícia Rodoviária Federal em Japeri, que já conta, inclusive, com recursos financeiros oriundos de emenda parlamentar, e uma base para socorro para panes mecânicas e acidentes.
CORREDOR LOGÍSTICO
Com um total de 145 quilômetros de extensão, o Arco Metropolitano liga os municípios de Itaboraí e Itaguaí. Com pouco mais de 70 quilômetros, o trecho prioritário vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Duque de Caxias, ao acesso ao Porto de Itaguaí na BR-101 (Rio-Santos), cortando as rodovias BR-465 (antiga Rio-São Paulo) e BR-116 (Dutra). Antigo pleito da Firjan, a obra do primeiro trecho do Arco teve início em 2007 e ficou pronta em 2014.